Nessa segunda-feira comemora-se o dia do nordestino e o Portal FI aproveitou para escalar uma seleção com os melhores jogadores de futebol nascidos no Nordeste e que ainda atuam no Brasil e no mundo.
Essa homenagem aos brasileiros naturais da região Nordeste é feita no dia 8 de outubro para lembrar o nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, poeta popular, cantor e compositor cearense, mais conhecido como Patativa do Assaré.
A região por onde o Brasil começou a se desenvolver já revelou diversos craques para a história do futebol brasileiro como Marcelinho Paraíba, Bebeto, Vampeta, Edilson, e Rivaldo, eleito melhor jogador do mundo pela FIFA em 1999. Porém, na escalação desse dia do nordestino o Portal FI levou em conta o momento de cada jogador para formar a atual “Seleção Nordestina” com jogadores que atuam em grandes clubes do mundo todo.
Confira a escalação da “Seleção Nordestina”:
Goleiro: Dida (Portuguesa)
Com participações em três Copas do Mundo no currículo, o baiano de Irará tem uma carreira de muitos títulos e vitórias. O ex-goleiro do Vitória, Cruzeiro, Corinthians e Milan já foi campeão da Libertadores, do Mundial e da Liga dos Campeões, além dos títulos com a Seleção Brasileira. É um Dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro e hoje, com 39 anos, vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro pela Lusa.
Lateral Direito: Daniel Alves (Barcelona)
Outro baiano na seleção, natural de Juazeiro, o lateral do Barcelona é um dos brasileiros mais valorizados na Europa atualmente. Ao lado de Messi, Xavi e Iniesta, faz parte de uma equipe histórica que já conquistou todas taças que poderia levantar e foi eleito o melhor lateral-direito do mundo pela FIFA, em 2009.
Além disso, é um dos poucos atletas que fizeram parte do grupo que disputou a última Copa do Mundo e continua na Seleção de Mano Menezes, agora, como um dos líderes do elenco.
Zagueiro: Pepe (Real Madrid)
Apesar de atuar pela seleção de Portugal, o companheiro de Cristiano Ronaldo na seleção e no Real Madrid, é natural de Maceió e foi formado pelas categorias de base do CRB. Cherifão da zaga do Real, o alagoano divide opiniões devido a grandes atuações intercaladas com momentos em que perde a cabeça e se desentende com adversários.
Apesar dos lapsos de descontrole, Pepe é um grande vencedor em sua carreira e acumula títulos pelo Real Madrid. É titular absoluto da seleção lusitana e um dos zagueiros mais cobiçados do futebol mundial.
Zagueiro: Dante (Bayern de Munique)
Nem todos o conhecem no Brasil, mas esse zagueiro nascido em Valente, na Bahia, faz sucesso na Alemanha. O jogador começou sua carreira jogando no Juventude e logo despertou o interesse de times europeus. Contratado pelo Lille, e transferido para o futebol belga, chamou a atenção dos alemães do Borussia Monchengladbach e, na última janela de transferências, depois de quatro anos no Borussia, foi contratado pelo gigante Bayern de Munique por 4,7 milhões de euros.
Lateral Esquerdo: Carlinhos (Fluminense)
Natural de Vitória da Conquista, o jogador com passagens por Santos e Cruzeiro chamou atenção atuando pelo Santo André na campanha que levou o time ao vice-campeonato Paulista, em 2010.
O lateral baiano foi disputado por grandes clubes brasileiros e acabou sendo contratado pelo Fluminense no mesmo ano para a disputa do Brasileirão.Há dois anos no Flu, o lateral foi convocado recentemente pelo técnico Mano Menezes para disputar o Superclássico das Américas contra a Argentina.
Volante: Rômulo (Spartak Moscou)
O jovem jogador surgiu no Vasco da Gama, em 2010 e logo passou a ser presença constante nas convocações de Mano Menezes. Hoje, no Spartak Moscou, o volante nascido em Picos, no Piauí, se recupera de uma lesão no joelho direito que deve mantê-lo afastado dos gramados até o ano que vem, mas, mesmo assim, o jogador é um dos nomes preferidos de Mano para a Copa de 2014.
Volante: Hernanes (Lazio)
Um dos grandes nomes brasileiros no futebol europeu atualmente, o ex-jogador do São Paulo pode atuar tanto como volante quanto como meia e comanda o meio de campo da equipe italiana do Lazio.
O pernambucano de Aliança foi eleito o melhor jogador do Brasileirão de 2008 e é peça importante para a equipe italiana em que atua, mas ainda não se firmou como parte do elenco da seleção brasileira. Apesar disso, muitos brasileiros defendem sua convocação e Mano tem demonstrado que vê com bons a entrada do Profeta no grupo que se prepara para a próxima Copa do Mundo.
Meia: Cleiton Xavier (Metalist)
O alagoano de São José da Tapera fez sucesso no Brasil atuando pelo Internacional, Figueirense e Palmeiras, chegando até a ser convocado pelo então técnico da Seleção, Dunga, para uma partida das Eliminatórias. Hoje, o jogador atua pelo Metalist da Ucrânia e é sondado por equipes brasileiras que sonham em contar com o meia para a próxima temporada.
Meia: Juninho Pernambucano (Vasco)
Com Pernambuco até no nome, Juninho colocou a cidade de Recife na história da França, mais precisamente, do Lyon. O meia foi ídolo em todas as equipes por onde passou, desde o Sport, onde começou sua carreira. No Lyon, Juninho comandou o heptacampeonato nacional de sua equipe se tornou um dos maiores ídolos da história do clube.
Hoje, de volta ao Brasil e ao Vasco da Gama, o craque ainda faz a diferença e é um dos melhores jogadores do Brasileirão desse ano.
Atacante: Borges (Cruzeiro)
Um dos centroavantes mais respeitados do futebol brasileiro, Borges é mais um representante da Bahia no Brasileirão. O jogador já passou por clubes como São Paulo, Santos e Grêmio e sempre deixou sua marca. Hoje, no Cruzeiro, o atacante ainda não conseguiu encontrar seu melhor futebol, mas ainda é perigoso dentro da área e já tem sete gols na competição nacional.
Atacante: Hulk (Zenit)
Apesar de não ter atuado muito no futebol brasileiro, o atacante natural de Campina Grande, na Paraíba, sempre faz questão de ressaltar o seu amor a sua terra natal. O jogador, revelado pelo Vitória foi logo vendido para o futebol português, onde construiu todo o seu inicio de carreira.
Em 2008, se transferiu para o Porto onde chamou atenção de todo o mundo com sua força e velocidade, levando o time português a conquistar a Liga Europa na temporada 2010/2011. A partir daí, passou a ser chamado para a Seleção Brasileira e atualmente é um dos mais bem sucedidos comandados de Mano Menezes.
Na última janela de transferências foi vendido para o Zenit, da Rússia, e gerou polemica devido ao alto valor da negociação que girou em torno de 60 milhões de euros. Apesar da desconfiança, Hulk tem se apresentado muito bem pela equipe russa e é um dos responsáveis pelo otimismo da diretoria em relação aos resultados da atual temporada.
Técnico: Péricles Chamusca
Atualmente sem clube, o técnico baiano é um dos mais bem sucedidos treinadores brasileiros no exterior. O soteropolitano tem em seu currículo, títulos expressivos, especialmente o de campeão da Copa do Brasil de 2004 à frente da equipe do Santo André. Além do Brasil, Chamusca fez sucesso no futebol japonês quando levou o Oita Trinita ao título da Copa da Liga Japonesa, em 2008.