Com as quedas de Vitória e Bahia na última rodada do Brasileirão de 2014, o futebol do Nordeste fica mais pobre na Série A d 2015. Agora, a Região tem apenas o Sport Recife.
A Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015 será a 59ª edição da principal divisão do futebol brasileiro. A disputa terá o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos.
Está será a edição com menos clubes nordestinos na história dos pontos corridos somente o Sport representará a região. E a com maior número de catarinenses juntando-se com São Paulo como o maior número de clubes de um estado, são 4 no total Chapecoense, Avaí,Figueirense e Joinville.
Ao longo dos anos, a verdade é que, os clubes do Nordeste não conseguem estabilidade na Primeira Divisão brasileira.
América de Natal, Ceará, Náutico do Recife, e os próprios Vitória e Bahia não têm vida longo na competição.
Sempre sobem e desce, não estabelecendo uma sequencia mais longa como integrantes da elite do futebol nacional.
Estes clubes vivem um inversão de valores, pois sabemos que, o Nordeste têm bons jogadores, sendo um verdadeiro celeiro para clubes do Sul, Sudeste e até o exterior.
Mas, estes valores são desprezados pelos dirigentes dos clubes nordestinos, que insistem na busca de jogadores ‘rodados’ com mexa de ter passado pelos tradicionais clubes do País.
Vem aí a Copa do Nordeste, um dos principais eventos esportivo do Brasil. Como estarão nossos clubes, é uma questão que teremos de esperar… com jogadores da Região ou os ‘rodados’.
Por Franco Ferreira


















