Novo presidente da CBF deixa organização do futsal brasileiro para CBFS. Seleção continua com CBF - SóEsporte
FutSal

Novo presidente da CBF deixa organização do futsal brasileiro para CBFS. Seleção continua com CBF

Novo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Edinaldo Rodrigues, no último dia 29 de agosto (segunda-feira) assinou uma resolução de presidência onde repassou diversas atribuições do futsal brasileiro para a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) como a organização do futsal nacional nas competições e arbitragem. A única exceção fica por conta das seleções brasileira adulta e de base, tanto no masculino como no feminino, que continuam com suas atribuições para a CBF. 

Pela nova resolução, a CBFS tem as seguintes atribuições, segundo a CBF:

– CBFS fica responsável pela gestão, formação e capacitação e escalação da arbitragem paras as competições nacionais de futsal, garantindo a CBF o acesso às informações do banco de dados e relatórios de arbitragem

– CBFS apresentar a CBF a lista de árbitros para competições internacionais de Conmebol e Fifa

– Para indicação do representante (ou representantes) do Brasil na disputa da Libertadores de futsal, a partir de 2023, o direito a participação dos clubes será conferido a partir de um torneio organizado e promovido pela CBFS, que deverá contar com a participação de equipes campeãs e vice-campeãs em competições organizadas, promovias e/ou chanceladas a CBFS. Os atletas que participarem deverão estar inscritos no banco de dados da CBFS. A Liga Nacional de Futsal (LNF) atualmente não é organizada pela CBFS, mas recebe sua chancela.

Na Fifa (Federação Internacional de Associados de Futebol), não existem entidades que cuidam do futsal, futebol de areia e futebol de campo. Para a Fifa somente existe uma entidade que cuida de tudo relacional de futebol, seja, campo, areia ou salão nos respectivos países. No Brasil é o caso da CBF.

Mas desde os anos 80, o futsal está a cargo da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, que foi criada em 15 de junho de 1979.

A CBFS é uma entidade que não tem semelhantes ao redor do mundo e foi criada numa canetada pelo histórico cartola João Havelange nos últimos anos do regime militar. Ao transformar a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) em CBF, Havelange, então presidente da confederação, criou a CBFS e a entregou para Aécio de Borba Vasconcelos, político do partido militar Arena, ex-vice-prefeito de Fortaleza e deputado estadual do Ceará – que ficou 35 anos no cargo.

Inclusive a CBFS cuidava também das seleções brasileiras. Só que em abril de 2021, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) assumiu a gestão do futsal brasileiro no lugar da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), em resolução assinada pelo então presidente da CBF, Rogério Caboclo. Ele deixou o cargo em setembro do ano passado.

Na Copa do Mundo de futsal, no ano passado, quando o Brasil terminou na 3ª colocação, os jogadores brasileiros vestiram pela primeira vez uniformes da CBF, uma demanda feita há anos pela Fifa, que enfim encontrou a confederação de futsal fragilizada o bastante para aceitar.

A maior entidade mundial do futebol tem interesse em unificar os dados sobre os jogadores de futebol e futsal, para mapear melhor o histórico dos atletas e premiar seus clubes formadores —vários jogadores de futebol, como Neymar, por exemplo, começaram suas caminhadas no futsal.

Em abril do ano passado, nesta resolução, a CBF também assumiu a responsabilidade responsável por todas as questões de registros e transferências dos atletas da modalidade, como também o quadro de arbitragem.

Agora, a CBFS organiza duas competições – a Taça Brasil de futsal que está em andamento, e terá suas semifinais no sábado com as presenças de Sorocaba, Joinville, Ceará (ou Jaraguá) e Campo Mourão (ou Jaraguá). A competição ocorre em Joinville e tem a disputa final no domingo, às 19h.

A outra competição é a Copa do Brasil de futsal, que é disputada em formato semelhante a Copa do Brasil de futebol de campo – está organizada pela CBF. Na Copa do Brasil de futsal está na sua final, sendo que no 1º jogo, o Pato Branco venceu o Jijoca do Ceará por 2 a 1. O jogo da volta será no dia 18 de setembro, às 18h, em Cruz, no interior do Ceará.

Com a vitória no jogo de ida da final, o Pato Futsal joga pela vantagem do empate no para ser campeão. Já o Jijoca precisa vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação.

Caso o jogo se encaminhe ao tempo extra, que terá placar zerado (0 a 0) quem vencer fica com o título. Em caso de empate no tempo extra, o campeão será definido nos pênaltis.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.