O BOTAFOGO QUE NINGUÉM VÊ:A MANUTENÇÃO NOS TROFÉUS - SóEsporte
Colunistas

O BOTAFOGO QUE NINGUÉM VÊ:A MANUTENÇÃO NOS TROFÉUS

por Raimundo Nóbrega

Nossa Sala de Troféus está recebendo nova pintura. Aproveitei o dia de ontem para fazer revisão em alguns deles.

Por exemplo, o troféu de Campeão Paraibano de 1999, ou de BiCampeão Estadual, é todo em vidro.

É muito sensível. Vou providenciar uma redoma em acrílico para a sua proteção, em vez da célebre frase “não toque no troféu”.

Esse troféu é composto de 3 partes: uma base, um corpo e uma bola.

O troféu original veio com a base em madeira, onde o corpo era colado. A cola entre a madeira e o vidro não dava muita sustentação e eventualmente descolava.

Mandei fazer uma base em vidro para dar maior sustentação. Melhorou um pouco mas o risco de acidente continuou. De vez em quando, contudo, tem que atualizar a cola.

Do mesmo jeito, a bola sobre o corpo do troféu requer manutenção na colagem. Lembro de um fato inusitado com esse troféu, que passo a contar.

Um certo dia, o ex-atleta Val Pilar, em memória, com toda a sua “delicadeza”, derrubou a bola de vidro, descolou-se e caiu.

Pra evitar de cair ao chão, Val Pilar teve o reflexo e usou seu pé, calçado só com uma sandália. Machucou o dorso do pé, se submetendo a tratamento médico. Mas salvou a bola e evitou de quebrar.

Durante a semana estarei revisando alguns antigos troféus, com base em madeira. Pelo tempo, a base de 2 ou 3 troféus já estão muito corroídas. Precisaremos trocá-las, com o trabalho de um marceneiro.

Nas fotos em anexo aparece o troféu já depois da manutenção, com a atualização da colagem.

Por um só Botafogo Paraibano!

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.