O esporte se transformando em caso de polícia! - SóEsporte
Colunistas

O esporte se transformando em caso de polícia!

Acordar cedo e, antes mesmo de tomar o café da manhã, o seu Benedito Fonseca já está folheando as paginas do jornal para ficar bem informado. O caderno de esporte é o seu preferido. Gosta de saber de tudo, desde quem garantiu índice para o mundial de natação, a agitação do mercado da bola em época de transferências de jogadores pelos clubes de futebol.

A leitura rotineira deixa o seu Benedito craque nas rodas de conversas entre os amigos da rua. “Eu sabia que o Tite iria voltar para o Corinthians, foi o clube que ofereceu a melhor proposta. Vocês viram o Arthur Zaneti? Ganhou o prêmio Brasil Olímpico pelo COB”, disse seu Benedito eufórico.

Certo dia, seu Benedito, como faz diariamente, abre o caderno de esportes e começa a ler.

De cara ele se depara com uma manchete de um escândalo envolvendo a Confederação Brasileira de Vôlei. A mascara caiu de vez: o voleibol brasileiro vive a maior crise de sua história depois que o Banco do Brasil (BB) suspendeu as verbas que repassava à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) por causa do escândalo de desvio de verba pública na entidade .

Depois de esmiuçar tudo, ele passa para a próxima notícia. Crise na Confederação Brasileira de Futsal: apontamentos de utilização indevida de recursos, evidenciam existência de “caixa 2”, arbitrariedades dos administradores, entre outras irregularidades, têm induzido a insurgência de  federações filiadas.

O seu Benedito estranha e logo verifica se está mesmo com a folha do caderno de esporte nas mãos. Não é engano, atesta. As notícias que acabara de ler não são do editorial policial – se bem que poderiam. Mas o que ele e tantos outros brasileiros estão acompanhando é que o esporte também virou vítima da corrupção que assola esse País em diversas esferas.

É inadmissível que torcedores e atletas estejam nas mãos de dirigentes despreparados. Pior: que fazem do esporte um negócio sujo, onde a vitória passa longe de está nas mãos de quem tem espírito esportivo. As conquistas, nas quadras de vôlei e Futsal, fizeram do Brasil o País melhor do mundo nos respectivos esportes. Agora, uma imensa mancha negra teima em querer cobrir essa tradição.

Daqui a pouco mais de um ano tem jogos olímpicos. Para o seu Benedito, não será novidade, caso o País ocupe posições modestas no ranking de medalhas, como normalmente acontece. Já para quem não acompanha os desmandos decorrentes no esporte nacional, certamente a culpa pesará sobre os ombros dos nossos guerreiros atletas.

Por Max Oliveira

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.