De passagem por Guarabira recebi do professor Vicente Barbosa, historiador e pesquisador da história local, o livreto “Guarabira E.C. – O Espantalho do Brejo – 80 anos (1936-2016): de inesquecível existência”. A homenagem do professor foi feita em forma de versos. Neles o estudioso conta as glórias de um clube que foi um dos mais populares da Paraíba e que, no auge de sua existência, lá pelos anos 70 e 80, costumava “tirar o sono” dos grandes clubes do estado, a exemplo de Botafogo, Auto Esporte,Treze e Campinense. Na foto aqui reproduzida, a qual pertence ao arquivo pessoal do professor Vicente, ver-se o goleiro Lula. O ex-arqueiro tem no seu currículo a história de ter sofrido o milésimo gol de Pelé, o maior jogador de todos os tempos. Esse fato teria ocorrido, segundo o jornal paulista “Folha de S. Paulo”, em 1969, no pequeno estádio José Américo, depois Dede, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, não no Maracanã, contra o Vasco da Gama, do goleiro Andrada. Lula vive hoje na sua cidade natal, Itabaiana, próxima de Guarabira.
O professor Vicente Barbosa anuncia, no mesmo livreto, uma segunda edição do seu importantíssimo livro “Memórias do futebol guarabirense”, no qual ele relata, inclusive, como o futebol chegou à cidade. Curiosamente, isso teria ocorrido, segundo o pesquisador, pelas mãos de um egípcio chamado Al Hamed, cujo nome sofreria corruptela e passaria a ser escrito como “Almeida”. Daí por diante, “seu Almeida”. São fatos assim que o professor Vicente garimpa e traz ao conhecimento da população local, num esforço hercúleo para enriquecer a cultura local.
Tive a satisfação de escrever o prefácio de sua obra (ainda por ser lançada) intitulada “12 guarabirenses ilustres”, um paralelo com o “Vida dos 12 Césares”, do historiador romano Suetônio.
P.S.: O Guarabira Esporte Clube não existe mais.
Um abraço.
Por Nonato Nunes
