O legado da Copa do Mundo avança na África do Sul - SóEsporte
Futebol

O legado da Copa do Mundo avança na África do Sul

FIFA.com
O legado da Copa do Mundo avança na África do Sul

Quatro anos após o apito final no Estádio Soccer City, em Johanesburgo, a promessa da FIFA de garantir que os sul-africanos seriam destinatários de longo prazo das recompensas financeiras da Copa do Mundo da FIFA 2010™ tornou-se realidade.

Desde setembro de 2014, 82 milhões de rands já foram destinados a diversos projetos nas áreas de desenvolvimento do futebol, educação, capacitação e saúde. Ao mesmo tempo, o Fundo de Legado gerou 72 milhões rands de juros, em linha com o objetivo do fundo de se tornar uma fonte de financiamento autossustentável que continuará a beneficiar em longo prazo os sul-africanos, especialmente a comunidade do futebol do país. Um total de 450 milhões de rands (US$ 65 milhões à época) tinha sido investido no Fundo de Legado 2010 após a Copa do Mundo na África do Sul.

Os gestores do legado, sob a liderança do presidente da Federação Sul-Africana de Futebol (SAFA), Danny Jordaan, analisaram, nesta quinta-feira, 13 de novembro, as conquistas possibilitadas pelas primeiras subvenções concedidas desde janeiro de 2013 e discutiram as próximas janelas de licitação pública. As discussões ocorreram durante a quinta reunião do conselho do Fundo, realizada no Centro de Alto Desempenho da Universidade de Pretória – concentração do plantel da Argentina no Mundial de quatro anos atrás.

O Centro de Alto Desempenho é um dos beneficiários do Fundo e concentra-se no desenvolvimento do futebol feminino em nível profissional, como podem comprovar as jogadoras atuais e futuras da seleção sul-africana feminina. Em termos gerais, um dos principais focos do Fundo é o desenvolvimento de jovens jogadores de futebol.

Um dos importantes projetos aprovados em princípio pelo Fundo foi a compra do local para o novo centro técnico da SAFA, que será anunciado oportunamente. O centro técnico será um centro de desenvolvimento do futebol sul-africano e oferecerá instalações técnicas de treinamento de última geração para uso de todas as seleções, além de proporcionar acesso à educação para jovens jogadores.

“Os resultados do Fundo de Legado apresentados hoje mostram que cumprimos a nossa promessa de que a Copa do Mundo da FIFA 2010 estabeleceria iniciativas sustentáveis de longo prazo para o desenvolvimento social e humano do país-sede por meio do futebol”, explicou o administrador do Fundo e secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke. “Um legado deve ser medido no longo prazo e deve ser planejado minuciosamente. O Fundo de Legado é um exemplo perfeito disso.”

“Na FIFA, estamos satisfeitos com o processo e com os resultados até agora, mas o mais importante é que ele continue. Estou particularmente feliz porque o futuro centro técnico representa a constatação de que fomos capazes de identificar um célebre projeto que levará a comunidade do futebol da África do Sul ao sucesso dentro e fora de campo. Desse modo, cumpriremos o nosso objetivo de desenvolver o futebol para todos.”

O diretor do Fundo de Legado de 2010 e presidente da SAFA, Danny Jordaan, disse que estava feliz em relatar o grande progresso do futebol sul-africano no período de 2013 e 2014. “As nossas seleções sub-17 e sub-20 classificaram-se para os campeonatos africanos em Níger e Senegal, respectivamente, enquanto a seleção feminina classificou-se para o campeonato africano na Namíbia”, informou. “Jovens jogadores das equipes de base já subiram para a seleção principal. Foram os casos de Ayabulela Magqwaka, Dumisani Msibi, Rivaldo Coetzee e Fagrie Lakay. Esses jogadores avançaram nas ligas de desenvolvimento sub-17 e sub-19, que foram todas financiadas pelo Fundo de Legado. As ligas sub-13 e do sub-15 masculinas e femininas também estão sendo reforçadas em nível nacional com recursos do Fundo de Legado.”

Amanda Dlamini, meio-campista da seleção feminina da África do Sul, acrescentou que o futebol feminino no país está passando por uma fase de transformações, na qual muitos recursos foram incorporados para elevar os seus padrões. “Uma dessas iniciativas foi o apoio que recebemos por meio do Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2010, que nos possibilitou o acesso a uma melhor infraestrutura e a instalações de nível mundial. Isso trará benefícios de longo prazo para o futebol feminino na África do Sul.”

Destaques na distribuição do Fundo:

– 42,997 milhões de rands para o desenvolvimento das ligas de futebol sub-13, sub-15 e sub-17, em 311 associações locais na África do Sul;

– 18,33 milhões de rands para desenvolver o futebol feminino (6,93 milhões de rands para o desenvolvimento de jogadoras de elite no Centro de Alto Desempenho em Pretória e 11,4 milhões de rands para o desenvolvimento das ligas regionais femininas);

– 10 milhões de rands para as campanhas de classificação das equipes de base da SAFA em grandes torneios internacionais;

– 13,75 milhões de rands para ONGs que usam o futebol para gerar transformações nas comunidades, incluindo 7,66 milhões de rands para hospedar ONGs nas 20 sedes dos centros Football for Hope distribuídos por todo o continente africano (os Documentos do Fundo estipulam que a abrangência geográfica das atividades se estende a países da África onde se encontram os 20 centros para 2010);

– 3,6 milhões de rands à Federação Sul-Africana de Futebol Indoor para implementar a Liga Nacional de Futsal;

– 860 sacolas de legado, contendo materiais e equipamentos para clubes e escolas de toda a África do Sul, no valor de 5,85 milhões de rands;

– 800 mil de rands de bolsas por mérito a candidatos para aprofundar seus estudos nos campos escolhidos e contribuir para o desenvolvimento do futebol.

A próxima janela de licitação pública terá início no dia 20 de novembro de 2014 em www.2010legacytrust.com e estará aberta até meados de dezembro. Em um esforço para garantir a prestação de contas e o cumprimento das leis, todos os projetos premiados precisam enviar um relatório de atividades à administração do fundo e passar por auditorias realizadas por duas empresas de contabilidade independentes e de renome mundial: a KPMG e a Ernst & Young.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.