O paraibano George que forma dupla com paranaense Arthur Lanci vence no Mundial de Vôlei de Praia - SóEsporte
Voleibol

O paraibano George que forma dupla com paranaense Arthur Lanci vence no Mundial de Vôlei de Praia

george, arturO Brasil está na disputa por medalhas da 15ª edição do Campeonato Mundial Sub-21, realizado na cidade de Lucerna, na Suíça. Duda/Ana Patrícia (SE/MG) e venceram seus jogos neste domingo (15.05) e avançaram às semifinais do torneio.

Os duelos da próxima fase ocorrem nesta segunda-feira (16.05), a partir das 4h (de Brasília), e podem ser assistidos no link https://www.youtube.com/watch?v=GR55FfZH7ec. As finais também ocorrem na segunda.

Duda e Ana Patrícia (SE/MG), invictas na competição e sem terem perdido nenhum set nas cinco partidas até agora, enfrentam as norte-americanas Sponcil/Van Winden na semifinal. Do outro lado da chave estão as irmãs gêmeas canadenses Megan e Nicole McNamara contra as russas Makroguzova/Kholomina. As canadenses foram vencidas pela dupla brasileira na conquista dos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2014, na China.

Para avançar à semifinal, Duda e Ana Patrícia, que no dia anterior haviam eliminado as compatriotas Andressa/Victoria, superaram nas quartas de final as holandesas Stubbe e Daalderop por 2 sets a 0 (21/19, 21/16), em 31 minutos.

“Esse jogo foi o mais difícil de todos os jogos que fizemos no torneio. As holandesas formam um time muito bom, possuem um ataque forte, muita ‘porrada’, no estilo bem europeu. A Ana Patrícia conseguiu encaixar o bloqueio na hora certa, anotou sete na partida e foi o nome do jogo. Estamos felizes por jogarmos juntas e agora vamos estudar o time norte-americano para o duelo da semifinal”, declarou Duda após a vitória.

No naipe masculino, Arthur Lanci e George, que folgaram no sábado, entraram em quadra duas vezes neste domingo. Nas oitavas de final, vitória sobre os alemães Stadie/Rudolf por 2 sets a 0 (21/16, 21/18), em 33 minutos. Na sequência, pelas quartas, um jogão cheio de reviravoltas contra os russos Stoyanovskiy/Yarzutkin. Os adversários chegaram a liderar o tie-break, mas, no final, vitória dos brasileiros por 2 sets a 1 (24/26, 21/19, 15/12).

Na semifinal os brasileiros enfrentam os venezuelanos Tigrito Gomez e Peter Hernandez. Será o segundo encontro entre os times, com uma vitória de Arthur/George na semifinal do Mundial Sub-19, em 2014, quando terminaram com a medalha de ouro.

Também neste domingo a dupla Adrielson/Matheus Maia foi eliminada, terminando na nona colocação. Eles foram derrotados nas oitavas de final, ao serem superados pelos poloneses Mateusz Lysikowski e Mateusz Paszkowski por 2 sets a 0 (21/13, 21/19).

Realizado desde 2001, o Mundial Sub-21 tem o Brasil como principal vencedor, tendo conquistado 10 títulos: quatro no masculino e seis no feminino. Bruno Schmidt, Pedro Solberg e Bárbara Seixas, que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016, estão no hall de vencedores da competição.

A dupla campeã do Mundial Sub-21 soma 280 pontos no ranking da temporada. Lucerna, que recebe um mundial de base pela primeira vez, é uma cidade na região central da Suíça, com uma população de cerca de 80 mil pessoas. A arena de 2,5 mil lugares está montada na margem do Lago de Lucerna, com os Alpes ao fundo.

Sub 19 no masculino deu Paraíba

Uma vitória especial para uma dupla da casa e um estado que já desponta na liderança do ranking geral. As finais da etapa de João Pessoa (PB), a segunda da temporada 2016 do Circuito Sub-19, tiveram como vencedores os paraibanos Rafael e Renato, no masculino, e as cariocas Vitoria/Giovanna no naipe feminino. Os jogos foram realizados na manhã deste domingo (15.05), na Praia de Tambaú.

Rafael e Renato (PB) superaram na decisão os representantes do Paraná, Lipe e Patrick, com vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/12), em 34 minutos de jogo, conquistando o ouro. Na disputa do bronze, William Bruno e Gabriel Candido (RJ) venceram Matheus Santos e David Pedreira (ES) por 2 sets a 0 (21/19, 21/10), em 32 minutos, e completaram o pódio.

No naipe feminino, repetição do time do Rio de Janeiro no lugar mais alto do pódio. Vitoria e Giovanna (RJ) levaram a melhor sobre Talita e Amanda (CE) por 2 sets a 0 (21/16, 21/16), em 36 minutos de jogo. Na disputa da medalha de bronze, Kyce/Milena (RN) superaram Amanda e Monique (PR) por 2 sets a 0 (24/22, 21/14), em 35 minutos de partida.

Com o resultado, o Rio de Janeiro dispara na liderança do ranking geral da temporada, com 400 pontos. No masculino, os paranaenses lideram com 380 pontos. A campanha da dupla da Paraíba contou com cinco vitórias e nenhum set perdido, enquanto as campeãs no feminino também venceram cinco vezes e perderam somente um set.

A próxima etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19, última da temporada e que definirá os campeões, acontece em Manaus (AM), de 28 a 30 de outubro. Na etapa de abertura, Paraná (masculino) e Rio de Janeiro (feminino) saíram com o título.

O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.

Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.

Após o Circuito Sub-19 será realizada a primeira etapa do Circuito Sub-23, também em João Pessoa, de terça (17.05) a quinta-feira (19.05). Um dia depois, na sexta-feira (20.05), começa a primeira etapa do Challenger, torneio da categoria adulta, disputado pelas duplas brasileiras que não estão nas etapas do Circuito Mundial 2016.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.