Pan-Americanos 2023
O Jogos Pan-Americanos de 2023 começam nesta sexta-feira (20), às 20h (de Brasília). A cidade de Santiago, no Chile, está pronta para receber um total de 58 modalidades – 21 que dão vagas diretas para as Olimpíadas de Paris e 12 que dão vagas indiretas, valendo pontos para o ranking ou índices.
Abertura: 20 de outubro, às 20h (de Brasília)
Encerramento: 5 de novembro
A disputa segue até o dia 5 de novembro, e conta com um total de 7 mil atletas de 41 países. O Brasil terá um total de 1020 membros na delegação, sendo 633 atletas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do COB.
Empolgado após a vice-liderança e o recorde no Pan de 2019, o Brasil busca grandes resultados, assim como em Lima. Na última edição da competição, a delegação brasileira fechou com 55 ouros, 45 pratas e 71 bronzes, somando 171 medalhas – 14 vezes a mais do que a marca anterior.
No total, são 21 modalidades que garantem vaga direta em Paris 2024:
Boxe
Breaking
Escalada
Ginástica artística
Ginástica rítmica
Ginástica de trampolim
Handebol
Hipismo adestramento
Hipismo CCE (Concurso Completo de Equitação)
Hipismo saltos
Hóquei sobre grama
Nado artístico
Pentatlo moderno
Polo aquático
Saltos ornamentais
Surfe
Tênis
Tênis de mesa
Tiro
Tiro com arco
Vela
Outras 12 modalidades dão vagas indiretas aos Jogos Olímpicos, e só valem pontos para o ranking ou índices, caso do atletismo e da natação.
Em 2023, o Pan conta com três modalidades estreantes: breaking, escalada e skate, que também estão nas Olimpíadas. Outras onze modalidades são exclusivas dos Jogos Pan-Americanos, e não estarão em Paris:
Beisebol
Boliche
Esqui Aquático
Karatê
Patinação Artística em rodas
Patinação de Velocidade inline
Pelota Basca
Raquetebol
Softbol
Squash
Wakeboarding