As competições das Paralimpíadas Escolares de 2015, este ano em Natal, começam pra valer a partir desta quarta-feira, 25, quando os paratletas entram na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a partir das 8 horas.
Esta edição reune mais de 700 atletas de 12 a 17 anos representando 24 estados e o Distrito Federal nas disputas em oito modalidades: atletismo, natação, bocha, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7.
E neste primeiro dia de disputas, a Paraíba deve subir ao pódio em diversas provas. É assim que pensa o chefe da delegação paraibana, Jean Claude.
“Eu não tenho dúvida alguma que os nossos atletas vão brilhar nas mais diversas modalidades, principalmente o atletismo, que já vem nos dando alegrias há várias edições”, disse.
Além do atletismo, estão previstas disputas de natação, goalball, tênis de mesa, bocha, judô, tênis em cadeira de rodas e futebol de 7. A Paraíba se faz presente com uma delegação de 71 pessoas, sendo 45 atletas, todos bem instalados nos Hotéis Ocean Palace e Parque da Costeira, e com amplas condições de representar bem o estado, graças ao apoio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2006 – em 2009 ganhou o formato de disputa atual – e têm como objetivo fortalecer o esporte paralímpico desde sua base. Desta forma, os melhores colocados de cada modalidade, gênero e classe ainda serão contemplados pelo Bolsa Atleta de nível escolar.
A competição é a maior do mundo entre atletas paralímpicos em idade escolar. Desde sua criação, as Paralimpíadas Escolares já foram a vitrine de grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro, como Alan Fonteles, campeão paralímpico nos Jogos de Londres-2012, e medalhista nos mundiais de Lyon-2013 e Doha-2015; Lorena Spoladore, campeã mundial em Lyon e medalhista de prata em Doha no salto em distância; Leomon Moreno, medalhista de prata em Londres e campeão Mundial em Espoo (FIN), em 2014; e a nadadora Esthefanny Rodrigues, medalhista no Mundial de Glasgow-2015 e nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.
Esta é a primeira vez que a competição acontece em Natal. E por ser na região Nordeste, os estados do Norte e Nordeste dominam as delegações participantes da competição – 14 entre as 25 participantes. As maiores campeãs gerais, no entanto, são da região Sudeste. São Paulo já venceu quatro vezes e Rio de Janeiro, três. No ano passado, contudo, Santa Catarina foi o estado vencedor e encerrou a hegemonia do eixo Rio-São Paulo.
As provas nas oito modalidades terão início nesta quarta-feira, 25, nos locais indicados abaixo. A competição se estende até a próxima sexta-feira.
Locais de provas das Paralimpíadas Escolares 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Modalidades: Atletismo e goalball
COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS NEVES
Modalidade: Natação
AEROCLUBE DE NATAL
Modalidades: Futebol de 7 e tênis em cadeira de rodas
CENTRO DE CONVENÇÕES
Modalidades: Bocha, judô e tênis de mesa















