A Paraíba conquista ouro com a equipe da luta olímpica, prata com o xadrez e bronze com o ciclismo. A delegação paraibana está fazendo bonito na etapa 12-14 anos dos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza. Até o momento sete estudantes-atletas conquistaram medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze, além de um ouro conquistado na disputa da luta olímpica por equipes. Além da luta olímpica, a Paraíba também ficou no pódio do judô, ciclismo e também no xadrez.
A primeira medalha paraibana veio com Rafael Rikison, no judô (categoria meio-pesado), que ficou com a prata. Na mesma modalidade, os campinenses Ítalo Pirangibe e Layla Carvalho também ficaram no pódio com medalhas de bronze.
Na luta olímpica individual, a Paraíba faturou duas medalhas. A primeira foi ouro, com Marcos Paulo Barbosa, na categoria pesado e um bronze na categoria leve com Mickael Duarte, da Escola Pascoal Marcílio, em Bayeux.
A surpresa foi no ciclismo. Monique Martins, da Escola Municipal Luiz Gonzaga Burity, em João Pessoa, conquistou o bronze na prova de estrada (circuito), após uma disputa eletrizante com as representantes do Paraná e de São Paulo. Ainda ontem, Gutemberg Nascimento da Escola Municipal Manoel Nunes Trindade, em Mãe D’Água ficou com a medalha de prata no xadrez.
Raniery Soares
