Nesta quarta-feira (26/9), pela segunda rodada do Brasileiro Sub-15 Masculino – 2ª Divisão, as seleções do Mato Grosso do Sul, Maranhão e Alagoas venceram o segundo jogo na competição e, com cem por cento de aproveitamento, garantiram a classificação para as semifinais.
A Paraíba conquistou sua primeira vitória e segue na disputa por uma vaga na semifinal do Brasileiro, que está sendo disputado no ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Na abertura da rodada, a equipe de Alagoas chegou a perder o primeiro tempo por 23 a 20 para o Ceará, mas se recuperou na etapa final e chegou a vitória por 50 a 41. O cestinha foi o armador alagoano Gabriel Moura, com 19 pontos, nove rebotes e dez recuperações de bola. Pelo time cearense, o armador Levy Oliveira foi o principal pontuador com 17 pontos e quatro rebotes. Arbitragem: Gerson Falcão (MS), Elisangela Silva (MS) e Lazaro Conceição (MS).
Com uma vitória por 105 a 36 (47 a 16), o Maranhão derrotou Rondônia com 26 pontos dos cestinhas Silvano Araújo (27 rebotes) e Carlos Vitor Morais (14 rebotes). Arbitragem: Robson Sagica (PA), Lázaro Conceição (BA) e Bruno Gonzaga (AL).
A Paraíba conquistou sua primeira vitória na competição ao ganhar da Bahia por 81 a 31 (39 a 19). Com 28 pontos, seis rebotes e seis recuperações de bola, o ala paraibano Ramon Gonçalves foi o principal jogador em quadra. Pela Bahia, o pivô Guttemberg Soares Neto anotou dez pontos e pegou três rebotes. Arbitragem: Eduardo Marques (MS), Carlos Benigno (CE) e Gustavo Batista (MA).
Fechando a segunda rodada, a seleção do Mato Grosso do Sul superou de virada a do Pará por 69 a 64 (24 a 33). O cestinha do jogo foi o ala paraense Leonardo Santos, com 18 pontos e seis rebotes. Os destaques da equipe sul-mato-grossense foram o ala/pivô Acir Caccia Junior (15 pontos, três rebotes e cinco recuperações de bola) e o ala Alisson Lopes com um Duplo-Duplo (11 pontos e dez rebotes). Arbitragem: Bruno Gonzaga (AL), Carlos Benigno (CE) e Elisângela Silva (PB).
A terceira e última rodada da fase de classificação terá os seguintes confrontos nesta quinta-feira (27): Ceará x Rondônia (15h de Brasília), Alagoas x Maranhão (17h), Paraíba x Pará (19h), definindo uma vaga na semifinal, e Bahia x Mato Grosso do Sul (21h).
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 2ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal através do convênio com o Ministério do Esporte, e apoio da Federação de Basquetebol de Mato Groso do Sul e do Clube Dom Bosco.
Acampamento de Arbitragem Eletrobras
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) realizará desta terça-feira (dia 25) até sábado (29) o Acampamento de Arbitragem Eletrobras, durante o Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino – 2ª Divisão, que está sendo disputado em Campo Grande (MS). Durante cinco dias, o coordenador de arbitragem da CBB, Marcelo Ávila, irá capacitar e avaliar o desempenho prático da equipe de arbitragem que atua na competição. O evento conta com a parceria da Federação de Basquetebol do Mato Grosso do Sul.
Forma de Disputa
As oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro. Na primeira fase jogam entre si dentro de suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e A2 x B1. Os vencedores disputam o título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar. Os três primeiros colocados sobem para a Primeira Divisão. Os três últimos colocados descem para a Terceira Divisão, em 2013.















