Embalada pela medalha nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, competição promete ser uma das mais disputadas de todos os tempos. São equipes de 11 estados diferentes mais o Distrito Federal
Sensação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com a Arena do Futuro lotada durante as partidas, o Goalball volta à cena na cidade de Jundiaí, em São Paulo, com a Copa, de 19 a 23 de outubro, no Centro Educacional e Esportivo Romão de Souza. A competição vai reunir os melhores atletas do país no principal evento do calendário nacional da modalidade.
Pela segunda vez a competição vai acontecer após a conquista de uma medalha paralímpica, o que mostra o crescimento do Goalball brasileiro. Em sua primeira Paralimpíada Josemarcio conquistou o bronze. E para o paraense, o nível da competição nacional é alto e para ir longe não pode dar chance para o azar.
– Chegar de uma Paralimpíada como essa é um sonho, e poder jogar o nacional é muito importante, um nível muito alto. Muitas equipes no Brasil são mais fortes que outras equipes que enfrentamos nas próprias paralimpíadas. Então é uma competição forte, que não pode vacilar senão você acaba ficando fora – disse Parazinho, atleta do Sesi de Mogi das Cruzes.
A competição vai acontecer com a participação de 12 equipes masculinas e oito femininas, vindas do Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
As equipes garantiram a vaga na principal competição do país nas etapas regionais que aconteceram no primeiro semestre. Foram cinco eventos: Regional Centro-Norte, Regional Nordeste, Regional Sudeste I, Regional Sudeste II e Regional Sul.
A estreia da Copa Loterias CAIXA será nesta quarta-feira (19) com dez jogos. A primeira partida terá a atual campeã da categoria masculina, UNIACE-DF, às 08h30. O adversário dos brasilienses será conhecido durante Congresso Técnico nesta terça-feira (18), às 20h, quando haverá sorteio dos grupos.