O atleta Rafael Rikison da Escola Estadual Virgínius da Gama e Melo da cidade de Campina Grande, garantiu a medalha de prata no judô, na categoria meio pesado até 64 kg. Já o paraibano Ítalo Pirangibe, do Colégio Carmela Veloso, também de Campina Grande, venceu o atleta do Mato Grosso e levou a medalha de bronze na categoria meio médio até 53kg. Os Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em Fortaleza, categoria de 12 a 14 anos de idade.
O judoca Leonardo Santana, de 14 anos, da Escola de Aplicação de Recife (PE), confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato dos Jogos Escolares da Juventude nesta sexta-feira, dia 4, em Fortaleza (CE). Com 1,93 de altura, pesando 145kg, o Gigante de Pernambuco, como é conhecido, não teve dificuldades para vencer suas três lutas e conquistar mais um ouro para a sua coleção. Leonardo já havia vencido os Jogos Escolares da Juventude Londrina 2014, quando tinha 13 anos. Na época, já apelidado de Gigante, Leonardo tinha 1,86m e 136kg. Em Fortaleza, com mais sete centímetros e nove quilos, a tarefa ficou ainda mais fácil.
Na final da categoria pesado, contra Luís Vieira Rafael, do Colégio Dom Macário Schimitt, de São Paulo, a diferença de peso, tamanho e talento mais uma vez levou o pernambucano à vitória. “Estou muito contente com mais essa vitória. Apesar de não ter dormido direito e estar muito cansado, consegui vencer. Agradeço ao meu técnico a meu pai por mais essa conquista”, declarou o bicampeão dos Jogos Escolares e bicampeão brasileiro da categoria.
O interesse de Leonardo pelo esporte surgiu logo antes dos 2 anos de idade, quando o pai, Ronnei Azevedo, começou a ensinar os primeiros movimentos para o filho. Ronnei também é judoca e, além de ser treinador, é o maior incentivador da jovem promessa que desponta nos Jogos Escolares.
(+64Kg feminino) – Na categoria pesado feminino, Ana Karolina dos Santos, de 13 anos, em sua primeira participação nos Jogos Escolares, representando SMCE Freguesia, do Rio de Janeiro, venceu sua adversária na final, Isadora Oliveira, do BW Judô Gilmar, do Distrito Federal. Foi o ippon mais rápido dessa primeira manhã de disputas. “Comecei a luta muito nervosa, cometendo muitos erros. Durante o combate meu técnico foi me acalmando e consegui vencer. Eu sou uma prova de que podemos reagir contra as adversidades”, declara a campeã, que treina no Instituto Reação, do medalhista olímpico Flávio Canto..
(64Kg masculino) – Na categoria abaixo de 64kg, Rafael Nunes, do Amazonas, defendendo o Balbina Mestrinho, que participa dos Jogos pela terceira vez, venceu na final Rafael Nunes do Judô Yashi da Paraíba, por ippon. “Nas duas primeiras vezes que participei dos jogos Escolares perdi logo na segunda luta, agora venci todas e fiquei com o ouro”, revela o judoca.
(64Kg feminino) Na versão feminina da categoria meio pesado, outra vitória por ippon na final. Desta vez o golpe de finalização foi aplicado pela paulista Maria Eduarda Diniz, de 13 anos, em Yngrid Santos, da Bahia. “Essa vitória é resultado do meu professor que fica no meu pé o dia todo’, destaca Maria Eduarda, da Escola Edira Irene Pereira. O técnico da atleta, Edson Publigio, falou sobre a importância de eventos como os Jogos Escolares da Juventude para a formação de futuros campeões olímpicos. “Eventos como este são fundamentais para difundir e incentivar esses novos talentos entrarem para o esporte”, concluiu Edson.
Até o domingo, dia 6, as competições de nove modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015 agitam a capital cearense. No Centro de Eventos do Ceará, ocorrem os torneios de judô, luta greco-romana e xadrez. O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) recebe as provas de atletismo, natação, ginástica rítmica, badminton e tênis de mesa. Na Arena Castelão, são realizadas as provas de ciclismo. As modalidades coletivas terão início na terça-feira, dia 8, com encerramento no dia 12, último dia dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015. A programação completa está disponível emhttp://www.cob.org.br/pt/jogos-escolares.
