Na abertura da Primeira Divisão do handebol feminino das Olimpíadas Escolares 2012, etapa de 12 a 14 anos, o time paraibano do Colégio Motiva, derrotou as catarinenses da Escola Claudino Crestani, nesta terça-feira, dia 11, no ginásio Miguel Zanetti, em Poços de Caldas (MG).
Para garantir a vitória por 23 a 16, o Colégio Motiva contou com dez gols da artilheira e capitã Mariah Oliveira, de 14 anos. Quem também se deu bem foram as meninas do Colégio Ábaco, de São Paulo. O time de São Bernardo do Campo venceu as paraenses da Escola Adolfo de Moraes por 20 a 10.
Filha do treinador Isaías Oliveira, Mariah começou cedo no esporte. Ela acompanhava o pai em competições e gostava de brincar com a bola. Isaias garante que não influenciou a filha a optar pelo handebol. “Ela passou por diversas modalidades, mas foi no handebol que se encontrou. Acho que está na veia”, comentou. Sobre o futuro, entre continuar ou não no esporte, o pai prefere que a filha escolha o que for melhor para ela.
No ano passado, o colégio de João Pessoa (PB) disputou as Olimpíadas Escolares em casa, mas não passou da fase classificatória. “Neste ano estamos com garra e o time está bem unido. Queremos um lugar no pódio”, afirmou Mariah. Para o técnico, estrear com vitória na competição deixa o grupo mais animado para as próximas partidas.
“A sensação é de ter dado o primeiro passo. Temos a clareza de que a chave é difícil, mas começar com vitória é importante”, comentou. Nesta fase, a equipe paraibana ainda terá pela frente as pernambucanas do Colégio Santa Emília e as gaúchas do Divina Providência.
No outro jogo desta manhã, o destaque foi a meia-esquerda Ingrid Tanagassi, de 14 anos, que marcou nove dos 20 gols na vitória de São Paulo. Em sua terceira participação nas Olimpíadas Escolares, a atleta campeã em 2011 disse que a vitória no primeiro jogo aumentou a confiança do time, que também é campeão sul-americano.
“Para conseguir o bicampeonato nas Olimpíadas Escolares precisamos confiar mais no nosso potencial. Sabemos que podemos muito mais do que fizemos no jogo contra o Pará”, revelou. O time de São Paulo enfrenta na quarta-feira o Colégio Castro Alves, do Espírito Santo, e na quinta o SEI Dourados, do Mato Grosso do Sul.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.
