O vôlei de praia paraibano reinou absoluto na 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que estão sendo disputados na cidade de Uberlândia (MG). Representando o Unipê, as duplas Andressa/Tainá, no feminino, e George/Vitor Felipe, no masculino, faturaram duas medalhas de ouro na competição que reúne atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
As duplas da Paraíba não tomaram conta dos adversários e conquistaram o ouro maneira invicta. Na decisão do torneio feminino, Andressa e Tainá derrotaram as representantes do Rio Grande por 2 sets a 0. Na final masculina, George e Vitor Felipe também atropelaram norteriograndenses e venceram por 2×0.
Outras medalhas
Além de brilhar no vôlei de praia, a Paraíba encerrou a primeira fase dos JUBs com uma medalha de prata e duas de bronze. Na prova do lançamento de martelo, o atleta Wedson Barbosa da Silva, do Centro Nacional de Ensino Superior (CENESUP-PB), subiu ao pódio ao terminar a competição na segunda posição.
Já as duas medalhas de bronze foram conquistadas pelo judoca Isaac Conserva, do Unipê, nas categorias pesado e absoluto. “Com o término da primeira fase, envolvendo as modalidades individuais, nossas atenções se voltam agora para os esportes coletivos”, observou o professor Antônio Figueiredo, presidente da Federação Paraibana de Desportos Acadêmicos (FPDA).
Segunda fase
A segunda fase dos JUBs começa nesta terça-feira (20), com o início das disputas dos torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei. “Teremos equipes nas quatro modalidades, tanto no masculino quantoo no feminino. Vamos entrar nesta reta final dos JUBs com boas perspectivas de medalhas”, observou o professor Figueiredo.
As disputas individuais da 63º JUBs foram encerradas no último domingo, 18. Alunos das 26 Federações e do Distrito Federal disputaram o ouro em nove modalidades esportivas.
Atletismo
A primeira colocação na categoria feminina ficou com a UNIFOR-CE alcançando a marca de 141 pontos. Um dos destaques foi o revezamento 4x400m, que a equipe cearense alcançou o primeiro lugar. Compondo o pódio, a segunda posição ficou com a UNINASSAU-PE com 124 pontos e em terceiro UNISUAM-RJ com 105 pontos.
No masculino o topo do pódio é da UNIP-SP que fez 96 pontos. O ouro nos 1500m rasos, no arremesso de peso e as duas primeiras colocações no lançamento de disco, foram destaque na trajetória da equipe. Em segundo ficou a UNINASSAU-PE com 80 pontos e em terceiro a UNIVERSO-RJ com 66 pontos.
Badminton
O ouro da categoria feminina foi para o Piauí, a atleta da FSA-PI Gabriel Pereira venceu a paulista Gabriela dos Santos, do IBMEC – SP. A terceira colocação ficou com Vanessa Mizuno, representante da UEL_PR.
No masculino os mesmo estados subiram no pódio, porem em posições diferentes. A primeira colocação ficou com o paranaense Alisson Vansconcellos da UNIPAR-PR, seguido por Francielton Farias da FSA-PI e Luiz Martinez, ANH-SP.
Ginástica Rítmica
A modalidade composta por disputas com fita, bola, maça e arco teve a vitória da UCL-ES que alcançou a pontuação de 87,95. Na segunda colocação ficou com a UFSC-SC que conquistou 78,4 pontos. O bronze continuou em Santa Catarina com a FURB-SC com 76,7 pontos.
Judô
Na categoria feminina a UNIP – SP ficou em primeiro com 33 pontos, seguidos pela UCDB – MS (23,5) e Celso Lisboa – RJ (17). As paulistas chegaram ao primeiro lugar após vencer em quatro categorias no individual e a disputa entre equipes.
Os cariocas do Centro Universitário Celso Lisboa – RJ ficaram na primeira colocação. Os ouros de Juan Isquierdo no peso pesado, absoluto e a vitória no coletivo foram essenciais para alcançar 26,5 pontos. A UNISANTANA – SP ficou em segundo lugar com 16 pontos e a UNISUL – em terceiro com 15,0.
Natação
Na 63ª edição do JUBs a natação repetiu as primeiras colocações nas categorias, feminino e masculino. A UNIP-SP alcançou a primeira posição, seguida por UNISUL-SC e UNINASSAU-PE.
Tênis
A modalidade feminina redeu a primeira medalha para os anfitriões do evento, a mineira Paula Faria da UFU-MG ficou em terceiro lugar na modalidade.As primeiras posições ficaram com Fernanda Oliveira da USP-SP e com Raissa Adusumilli UNB-DF.
Antonin Bartos UNIP-SP foi o campeão no masculino, o atleta paulista possui a melhor posição no ranking brasileiro entre os competidores do JUBs. Completando o pódio o tenista Mário Littieri da UNICURITIBA-PR na segunda colocação, e em terceiro Eduardo Felter PUC GOIÁS-GO.
Tênis de Mesa
Foram cinco partidas até Kesya Vidal da UNISANTANNA – SP garantir o ouro no feminino. A paulista derrotou Camilla Gomes da UNINASSAU – PE por 3X1. O bronze ficou com Sabrina Costa, atleta da UNI – RN.
A modalidade masculina contou com disputas muito equilibradas, e o ouro foi pro Amapá. Caio Lobato da UNIFAP – AP derrotou o paulista Heverton Braz da UNIP – SP pelo placar de 3×2. A terceira colocação ficou com Roger Santos da UNOESC – SC.
Vôlei de Praia
A dupla de vôlei de praia feminino da UNIPÊ – PB, conquistou o ouro após derrotar a FANEC – RN. A terceira colocação foi pra Tocantins, com a dupla representando a UFT – TO.
No masculino o domínio continuou paraibano. A UNIPÊ-PB venceu a UNIFACEX-RN e conquistou o título de 2015. A terceira colocação ficou com a dupla capixaba da DOCTUM-ES.
Xadrez
Na categoria feminina da modalidade a UNIP-SP com 12 pontos. As atletas Juliana Sayumi Terao e Vitoria Matheus Ramillo conseguiram essa pontuação. UEM-PR ficou em segundo (9 pts) e em terceiro a UFRN-RN (8,5 ptos).
A primeira colocação no masculino foi para o nordeste com a UFRN-RN (10pts), os pontuadores da equipe foram Vitor Firmo De Souza Rocha e Israel Costa Smith De Medeiros. Compondo o pódio ficou a UNOCHAPECO-SC (9pts) e a UFPEL –RS (8,50pts).