Mesmo com o Nordeste sendo a região que mais cresce no futebol de areia a comissão técnica da Seleção Brasileira da modalidade insiste em convocar apenas jogadores do eixo RJ/SP. A Paraíba não tem nenhum jogador convocado
O exemplo é a lista de jogadores chamados para as disputas das eliminatórias, de acordo com o site da CBBS. O Brasil está definido para a disputa das Eliminatórias Conmebol 2013. Júnior Negão, treinador da Seleção Brasileira, anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 8, a lista com os 12 convocados para o torneio, que será realizado a partir deste domingo, dia 10, até o dia 17, na Vila de Merlo (província de San Luis), e terá a presença de outros oito países: Argentina (sede), Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Negão manteve a base da equipe que foi campeã da Copa das Nações (a única alteração é a presença de Fernando DDI no lugar de Mauricinho), há cerca de dez dias, em Santos (litoral paulista), e o Brasil é cabeça-de-chave do Grupo B, onde estão ainda Equador, Uruguai e Venezuela. A delegação embarca na manhã deste domingo, dia 10, e estreia no dia seguinte, contra a seleção equatoriana – o canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo das partidas do Brasil no campeonato. Comparando o grupo atual com o que disputou o Qualifier de 2011, no Rio de Janeiro, apenas cinco remanescentes: Buru, Daniel, Sidney, Jorginho e Benjamin. Outros seis estreiam nas Eliminatórias: Leandro Fanta, Cesinha, Datinha, Anderson Wesley, Fernando DDI e Bruno Xavier. Negão elogiou o grupo, destacou o equilíbrio das Eliminatórias e garantiu a ‘alegria’ em quadra.
– Temos que jogar com alegria, essa é a cara da seleção. Estamos jogando e vai ser assim. Tivemos boas atuações em Santos, a Seleção Brasileira venceu adversários de qualidade e conquistou dois títulos importantes, ainda mais nesse início de trabalho. Temos recebido muito carinho do público, isso aconteceu diariamente aqui em Copacabana, e essa resposta é bastante positiva. Fizemos a melhor preparação que poderíamos. Estamos prontos para as Eliminatórias e sabemos das dificuldades que vamos enfrentar na Argentina, vai ser uma competição de alto nível, onde o Brasil entra sempre forte, como favorito, e precisamos saber lidar com essa responsabilidade. Temos dois objetivos em Merlo: garantir uma vaga na Copa do Mundo e conquistar o título – comentou o treinador.
O campeonato será ainda mais especial para Daniel. A lembrança do último Qualifier não é boa: o defensor se machucou na final contra a Argentina e acabou cortado da equipe que disputou a Copa do Mundo FIFA, em Ravenna (Itália). Depois de um ano e meio longe da Seleção Brasileira, Daniel voltou este ano, foi eleito ‘Melhor Jogador’ da Copa das Nações e aposta numa boa campanha em Merlo.
– Estava com saudade de vestir a camisa do Brasil. Agradeço ao Negão por me dar a oportunidade de voltar, estou dando o meu máximo para ajudar e permanecer no grupo, e muito feliz. Temos uma equipe forte, experiente e estamos fechados, o ambiente está muito bom e vamos para a Argentina confiantes e motivados – afirmou.
Benjamin resumiu o sentimento da equipe.
– Esta é uma competição importante, vale vaga na Copa do Mundo e é nisso que estamos focados. Todos aqui tem orgulho de vestir a camisa do Brasil, estamos representando 200 milhões de pessoas e sabemos que, mesmo à distância, nossa torcida vai estar junto com a gente. Vamos lá para dar o nosso melhor, para dar alegria ao nosso povo.
ELIMINATÓRIAS CONMEBOL
Em cinco edições do Qualifier, o Brasil reina absolute: são 27 partidas, 27 vitórias e o pentacampeonato invicto da competição. Até hoje, são 241 gols marcados e apenas 50 sofridos, sendo que a maior goleada foi em 2005, quando as Eliminatórias eram continentais, nos 23 a 3 sobre o México. Do grupo atual, apenas Buru e Benjamin disputaram os 27 jogos em Eliminatórias Conmebol. A Seleção Brasileira possui ainda um retrospecto impressionante diante dos rivais da primeira fase do torneio: venceu o Equador no único confronto entre os países, tem 45 vitórias em 47 jogos contra o Uruguai e mantém invencibilidade em oito partidas diante da Venezuela. No Grupo A estão a anfitriã Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.
CONVOCADOS
GOLEIROS – Leandro Fanta (Botafogo-RJ) e Cesinha (Vasco da Gama-RJ)
DEFENSORES – Bueno (Vasco da Gama-RJ), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Buru (Corinthians-SP) e Daniel (Flamengo-RJ)
ATACANTES – Jorginho (Vasco da Gama-RJ), Sidney (Botafogo-RJ), Datinha (Sampaio Correa-MA), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP) e Benjamin (Flamengo-RJ)
TABELA DO BRASIL – QUALIFIER 2013
Dia 10 – Folga
Dia 11 – Equador x BRASIL (17h45min / horário de Brasília)
Dia 12 – BRASIL x Uruguai (16h30min / horário de Brasília)
Dia 13 – BRASIL x Venezuela (16h30min / horário de Brasília)
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinais
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final