Paraíba perde para Santa Catarina no voleibol feminino - SóEsporte
Futebol

Paraíba perde para Santa Catarina no voleibol feminino

Foto – COB

O Colégio Conexão (SC) venceu o Inteligência Emocional – IE Colégio e Curso (PB) por 2 sets a 0, parciais de 25/15 e 25/17, em partida válida pela primeira rodada do torneio feminino de voleibol da 1ª divisão das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, etapa 15 a 17 anos. A Paraíba tenta a reabilitação neste sábado.

O intenso ritmo de jogo das catarinenses neutralizou a equipe paraibana desde o início da partida. A torcida, que compareceu em grande número ao ginásio do Colégio Presidente Médici, aplaudiu Santa Catarina, uma forte candidata ao título.

Vinda da cidade de Joaçaba, localizada no meio-oeste de Santa Catarina, no Vale do Rio do Peixe, a pouco mais de 400 quilômetros de Florianópolis, a equipe do Conexão estreou nas Olimpíadas Escolares com uma vitória para tranquilizar o time, como destacou a ponteira Alissa Gomes, de 16 anos, considerada a melhor jogadora pelos torcedores. “Tivemos algumas dificuldades durante a partida, principalmente no passe, mas conseguimos organizar a equipe. Na estreia, também foi muito legal contarmos com o apoio da torcida”, disse Alissa Gomes.

Quem também faz parte da equipe vencedora é a ponteira Mariana Zilio, de 16 anos, irmã da oposto Natália Zilio, campeã olímpica pela Seleção Brasileira. A atleta jogou apenas parte do primeiro set e destacou o apoio da torcida como válido para superar o nervosismo da estreia. “Estou achando tudo demais, muito bom. O povo nos recebeu super bem e está torcendo por nossa equipe”, disse Mariana Zilio. No voleibol desde os dez anos, Mariana trocou os palcos pelas quadras, inspirando-se nas irmãs mais velhas. “Fiz dança por algum tempo, mas fui para o vôlei com o incentivo de minhas irmãs Amanda e Natália. Procuro a orientação delas, mas nada em excesso”, destacou a ponteira.

O time catarinense procurou forçar o saque durante os dois sets, numa forma de atrapalhar o passe paraibano. Apenas no segundo set, as meninas de Santa Catarina marcaram nove pontos nos erros das adversárias. “O time se comportou bem. O nosso objetivo é crescer na competição. Na partida contra o forte time paraibano, as meninas surpreenderam pela tranquilidade e pelo controle emocional. Era a estreia delas. A orientação dada foi forçar o saque, para evitar o ataque potente das meninas da Paraíba”, explicou a técnica Karina de Souza, que, em Curitiba 2011, treinou o time da Escola de Educação Básica Francisco Mazzola, de Nova Trento (SC), tricampeão das Olimpíadas Escolares.

Para o técnico do IE Colégio e Curso, Idebaldo Grisi, a falta de experiência e a inconstância do time paraibano foram alguns dos fatores para a derrota de sua equipe. “Nosso ponto forte é o ataque, mas nossa defesa não funcionou bem na partida. Além disso, as meninas não conseguiram superar o ritmo intenso de jogo das catarinenses”, afirmou Grisi.

Na outra partida do grupo A, o Colégio Campos Salles (SP) venceu a Escola Fátima (DF) por 2 sets a 0, parciais de 25/20 e 25/15. Neste sábado, dia 1º, a partir das 9h45, acontece a segunda rodada do grupo no ginásio do Colégio Presidente Médici. A Escola Fátima enfrenta o Colégio Conexão e, na sequência, o IE Colégio e Curso joga contra o Colégio Campos Salles.

Pelo grupo B, o Colégio Martin Luther (RS) venceu o Colégio Expoente (PR) por 2 sets a 0, parciais de 25/17 e 25/15. No outro jogo, o CEL (RJ) ganhou do Colégio Contato (PE) por 2 sets a 0, parciais de 25/19 e 25/16. A disputa no grupo B continua neste sábado, a partir das 15h15, com o jogo entre Contato contra Martin. Na sequência, jogam Expoente e CEL pela liderança do grupo. As partidas também acontecem no Colégio Presidente Médici.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.