O Circuito Sul-Americano de vôlei de praia terá a primeira etapa da temporada 2016 realizada em terras brasileiras, mais precisamente pernambucanas. Limoeiro (PE), cidade a 90km do Recife (PE) será o palco da rivalidade continental entre 22 e 24 de janeiro. O Brasil será representado por 13 duplas (seis femininas e sete masculinas), e contará com uma mescla de atletas experientes como o medalhista olímpico Márcio Araújo e novos talentos como a dupla Guto/Saymon (RJ/MS), que com 22 anos de idade já lideraram o Circuito Brasileiro 15/16.
“Vamos para este torneio com a consciência que não estamos no nosso 100%. É um torneio muito gostoso de se jogar as duplas se conhecem muito bem, acabamos fazendo até amizades com eles, mas a rivalidade sul-americana é grande dentro de quadra! Já joguei algumas etapas, e justamente a que disputei aqui no Brasil, em Macaé (RJ) em 2014, eu consegui a primeira colocação. Estou na expectativa, pois a torcida nordestina é apaixonada pelo vôlei de praia e nos apoia muito”, disse o carioca Guto.
Na chave masculina, além de Guto e Saymon, outras seis parcerias vestirão as cores do Brasil: Márcio Araújo/Luciano (CE/ES), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Allison Francioni/Vinícius (SC/ES), Oscar/André Stein (RJ/ES), Alexandre/Maia (RJ) e Gabriel/Luccas (DF). Entre as mulheres as sete duplas presentes serão Val/Josi (RJ/SC), Rebecca/Neide (CE/AL), Camila/Izabel (RJ/PA), Ana Patrícia/Carol Horta (MG/CE), Verena/Hegê (CE) e Andressa/Tainá (PB/SE). Para a jovem paraibana Andressa, de 19 anos, jogar em casa uma competição tão importante é um grande prazer.
“É uma grande oportunidade, satisfação e alegria representar o Brasil em casa em um campeonato Sul-Americano adulto. Espero alcançar um excelente resultado para o nosso país, contando com o apoio dos torcedores, e começar muito bem a temporada de 2016”, disse a atleta.
Os jogos começam nesta sexta-feira (22.01), às 8h (horário local). A competição contará com duas quadras oficiais onde as partidas serão disputadas e com entrada gratuita ao público. A Federação Pernambucana de Voleibol é a responsável pela a organização do evento sob a supervisão da Confederação Sul-Americana.
No Circuito Sul-Americano o ranking é feito apenas para os países, contando apenas a pontuação da dupla de melhor resultado em cada etapa. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos para o país, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, e reduzindo 20 pontos em cada posição seguinte.