O Brasil conquistou duas pratas e um bronze no primeiro dia de competições do atletismo dos Jogos Pan-Americanos no estádio de La Videna, na capital peruana. No lançamento do disco, a paraibana Andressa Morais ficou com a prata e Fernanda Borges, com o bronze. Nos 5.000m, Altobeli Santos levou a prata. Os três pódios vieram com atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
A prova de lançamento de disco foi o destaque nacional do dia. Andressa conquistou a prata ao lançar 65m98 e estabelecer a sua melhor marca pessoal e atualizar o recorde sul-americano, que era dela mesma. A distância é a quinta melhor da temporada 2019. A brasileira só foi superada por Yaimé Téllez. A cubana arremessou 66m58 no último lançamento e garantiu o título continental quebrando o recorde do evento. O bronze ficou com Fernanda Borges, 62m23.
“Eu estou muito feliz com a marca e, principalmente, com a medalha. O objetivo da melhor marca fica para frente, porque a temporada está longa e o ano está só começando para mim. Tenho duas etapas da Liga Diamante, o Troféu Brasil, o Mundial e o Mundial Militar. Então, este ano está sendo bem corrido”, analisou Andressa, também integrante do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas. “Como a temporada está só começando e os resultados estão saindo, acredito sim que tenho condições de brigar por uma final no Mundial. O objetivo é ficar entre as três melhores do mundo”, explicou Andressa.