Paraibana disputará seletiva de judô para vaga no Mundial
Maria Eduarda, paraibana de 18 anos, foi convocada para representar o estado na seletiva nacional para a Gymnasiade – competição mundial estudantil –, que será realizado em maio, na Itália.
A enorme expectativa sobre a atleta não à toa, em sua trajetória nacional e internacional no judô Maria Eduarda já se sagrou campeã nacional (2019), vice-campeã Pan-Americana (2019) e campeã Sul-Americana escolar (2019) além de colecionar títulos estaduais.
Ao Só Esporte a atleta da categoria sub 18 – 63 Kg ainda afirmou que estar feliz por representar a Paraíba, e confiante na missão.
“Muito feliz por representar meu estado, nasci aqui! Espero levar a bandeira da Paraíba pelo mundo todo e, se Deus quiser, trazer a medalha de primeiro lugar […] Todo atleta fica nervoso, né? Mas, a gente precisa aprender a controlar nossa ansiedade. Eu sei que consigo subir no pódio, eu quero o primeiro lugar e estou treinando para isso”, disse a atleta.
Além de Maria Eduarda, seu grande incentivador e sensei, o professor João Jacinto, que treina a atleta a quase 7 ano, acredita no potencial da paraibana e afirma que a judoca já é uma “realidade”.
“A Maria Eduarda luta numa categoria que exige muita força e tem em comum as lutas no combate de pernas, e ela tem uma estatura que favorece a esse estilo de movimentação, é uma atleta que tem mais ou menos 1,74 m e acredito que ela vai trazer bons resultados […] Enfim, é uma atleta que, tenho certeza, não é uma promessa, ela já é uma para o nosso estado”, disse o professor.
A seletiva para a competição mundial acontecerá em Sergipe dos dias 21 a 24 de março. Ao todo 12 atletas da seleção paraibana (8 meninos e 4 meninas) disputarão arduamente por uma vaga.
Por Julia Hellen – estagiária