Paraibano de 2014 começa dia 2 de janeiro - SóEsporte
Futebol

Paraibano de 2014 começa dia 2 de janeiro

PARAIBANO 2013 copyCom as portas fechadas, sem a presença da imprensa, que teve direito apenas de fazer imagens e depois foi convidada a deixar reunião, a Federação Paraibana de Futebol reuniu os dirigentes dos dez clubes da primeira divisão do Campeonato Paraibano de 2014, nesta segunda-feira, para adequar as datas dos jogos, já que, a fórmula de disputa será idêntica a de 2013. A competição pode começar no dia 2 de janeiro e terminar no dia 17 de abril. Mas a FPF marcou nova reunião para o próximo dia 29 para oficializar esta proposta.

O regulamento do Campeonato Paraibano de 2014 será o mesmo deste ano, com dois turnos. No primeiro será disputado por oito times, caindo os dois piores, sem contar com Botafogo e Treze, que entrar na competição no segundo turno. As duas equipes vão representar a Paraíba no Campeonato do Nordeste.

Uma possível mudança pretendia por alguns dirigentes foi abortada durante a reunião do Conselho Arbitral foi comandada pelo diretor técnico da FPF, Geraldo Magela, contando com dirigentes dos dez clubes que disputam a primeira divisão do próximo ano: Botafogo, Treze, Campinense, Atlético de Cajazeiras, Nacional, Esporte de Patos, Sousa, CSP, Auto Esporte, Santa Cruz de Santa Rita.

Os dirigentes de Treze e Botafogo defenderam de maneira enérgica o início da competição para o dia 2 de janeiro e termino no dia 13 de abril. A justificativa é que, o período de disputa atende recomendações do calendário do futebol brasileiro, divulgado pela CBF. Além da Copa do Nordeste, a FPF ainda tem problemas de datas devido a Copa do Brasil.

Além disso, os dois clubes que irão disputar o Campeonato Brasileiro da Série C, com possibilidade do Treze entrar na Série B. “A Série C começa no dia 27 de abril e precisamos ter pelo menos duas semanas para preparar o time”, argumento o presidente do Botafogo, Nelson Lira.

A situação do Treze pode ser mais complica ainda, caso o time consiga o acesso para a Série B que terá inicio no dia 20 de abril. “Neste caso vamos ter apenas uma semana para organizar nossa equipe”, afirmou o presidente do Treze, Eduardo Medeiros.

Estes argumentos não convenceram os  dirigentes dos outros clubes, que ficaram do lado do presidente do Campinense, Wiliam Simões, que queria estender a competição estadual até o dia 30 de abril. “Poderemos encontrar datas para encaixar os jogos finais”, disse Simões.

Com base no regulamento da competição de 2013, a disputa do próximo ano terá a segunda forma: o Campeonato será disputado em dois turnos e uma fase final com cruzamento olímpico. O Treze e Botafogo não participarão do primeiro turno por estarem disputando a Copa do Nordeste 2014.

O regulamento que, o primeiro turno será composto por oito clubes, que jogarão entre si, em partidas de ida e volta, classificando-se os dois melhores clubes, conforme critérios técnicos do regulamento, os quais terão a primeira e segunda vagas da fase final do Campeonato. Serão rebaixados os dois clubes de pior índice técnico do primeiro turno. O segundo turno será composto pelos seis melhores clubes do primeiro turno mais Botafogo e Treze.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.