Paraibano é destaque no jiu-jitsu nacional - SóEsporte
Futebol

Paraibano é destaque no jiu-jitsu nacional

Dois títulos nacionais e um europeu em pouco mais de cinco meses. A invejável coleção do paraibano Tarcísio Jardim, em tão curto tempo, é uma pequena amostra dos 13 anos dedicados ao jiu-jitsu.

Dois títulos nacionais e um europeu em pouco mais de cinco meses. A invejável coleção do paraibano Tarcísio Jardim, em tão curto tempo, é uma pequena amostra dos 13 anos dedicados ao jiu-jitsu.

O ano começou para o atleta já com a conquista do bronze na categoria pesado (até 94 kg) durante o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu, realizado em Lisboa, Portugal, no mês de janeiro.

Dois meses depois, foi a vez do atleta de 29 anos se destacar também no judô durante a disputa do Brasileiro Regional da modalidade, realizado na capital paraibana, no ginásio do Unipê. Tarcísio consagrou-se vice-campeão na categoria pesado (até 90 kg), mesmo tendo no jiu-jitsu o foco de seus treinamentos. “Comecei a praticar o judô para complementar minha atuação no jiu-jitsu, para melhorar minha luta em pé. Acabei sendo o segundo melhor do Nordeste na minha categoria, disputando o título com atletas de vários estados do Nordeste, como Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte”, comentou o paraibano.

Em maio, o faixa-preta de jiu-jitsu conquistou mais uma prata. Desta vez, subiu no pódio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu que aconteceu no Rio de Janeiro. “Foi o terceiro ano consecutivo que chego a uma final do Brasileiro da modalidade”, informou Tarcísio.

O resultado rendeu ao atleta da equipe Check Mat a classificação para o Mundial de Jiu-Jitsu que aconteceu no início de junho, na Califórnia, Estados Unidos. “Os dois melhores atletas do Brasileiro, de cada categoria, se classificam para participar do Mundial. Assim que acabei minha participação no nacional, viajei para os Estados Unidos, onde fiquei treinando por cerca de três semanas, até a disputa pelo título de melhor do mundo”, relatou.

Após quatro confrontos na competição, o paraibano perdeu sua primeira luta, diante de um brasileiro de Santa Catarina, já nas quartas de finais. Mesmo com a derrota, Tarcísio conseguiu ficar entre os cinco melhores do mundo da categoria pesado.

Os próximos desafios do atleta estão agendados para o mês de setembro, quando encara o Campeonato Brasileiro Geral de Judô e a primeira seletiva para o Word Pró Jiu-Jitsu, ambas a serem realizadas no Rio Grande do Norte, além do Pan Americano de No-Gi (jiu-jitsu sem kimono), que acontece na Califórnia, nos Estados Unidos.

“Agora, estou focando meus treinamentos para as competições que vão acontecer no mês de setembro. Em novembro, tem mais uma seletiva para o Word Pró Jiu-Jitsu, desta vez, a ser realizada em Manaus, além do Mundial de No-Gi e do Campeonato Sul-Americano de Jiu-Jitsu, que acontece em Florianópolis, e no qual vou tentar o bi-campeonato”, informou Tarcísio.

Por Jornal Correio da Paraíba, Juliana Bandeira

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.