Paraibano Renan Roberto é aprovado em teste da FIFA - SóEsporte
Futebol

Paraibano Renan Roberto é aprovado em teste da FIFA

rena no RJO Curso Para Árbitros Jovens – realizado pela Conmebol, em parceria com a CBF e a FIFA – foi finalizado nesta sexta-feira (10). Os 26 árbitros e 12 assistentes participantes passaram por provas físicas na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Campo dos Afonsos, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O paraibano Renan Roberto (calção preto) participou do evento.

“Obrigado meu Deus por mais uma batalha vencida! Aprovado no teste físico! Hoje foi osso duro, porém gratificante! 24 tiros concluído com sucesso! Agradecer a todos que me ajudaram até aqui! Agradecer a minha família, amigos e companheiros! Não poderia de agradecer a 2 pessoas especiais que me ajudaram muito a estar aqui: Dr Welligton e Pedrinho! Foram fundamentais na recuperação da minha lesão e durante todo meu treinamento! Toda honra e glória seja dada somente a TI Senhor!”, postou Renan Roberto na sua página social.

A parte dos testes físicos foi o último módulo do aperfeiçoamento, que teve atividades durante toda a semana, no Centro de Treinamentos João Havelange, em Pinheiral (RJ). O curso contou com alunos de dez países e começou na última segunda-feira (06), com o propósito de preparar futuros expoentes da arbitragem sul-americana.

– Esse é o primeiro curso aos árbitros jovens realizado pela Conmebol, com a importante colaboração da CBF e da FIFA. A gente observou uma evolução muito grande ao longo do curso. Foi uma imersão com o desenvolvimento de três pilares fundamentais: físico, técnico e mental – explicou o diretor da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (Enaf) e instrutor da FIFA, Alício Pena Júnior.

Os árbitros e assistentes deram 24 voltas no circuito, elaborado para a avaliação da resistência e explosão muscular necessárias em uma partida de futebol. De acordo com o preparador físico Paulo Camello, a turma alcançou resultados satisfatórios.

– Esse curso é uma iniciativa importante para realinhar os jovens com as perspectivas. Desejamos que, em breve, eles possam ingressar no quadro internacional. O curso captou uma série de dados sobre o desempenho desses árbitros, que as confederações poderão consultar quando for necessário – destacou Camello.

Para o árbitro Alisson Furtado, do Tocantins, cursos de formação e reciclagem são primordiais para a padronização dos procedimentos de arbitragem em todos os países do continente e do futebol mundial.

– A troca de informações com os colegas de outros países da América do Sul é importante porque nos oferece integração com outras culturas e maior contato com a língua espanhola, falada em todas as nações vizinhas – finalizou Alisson.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.