João Pessoa (PB) sediará o II Torneio Quatro Nações masculino de handebol nos dias 10, 11 e 13 deste mês, no Ginásio Poliesportivo Ronaldo Cunha Lima, o Ronaldão. A competição amistosa preparatória para os Jogos Pan-Americanos de Toronto será especial para o central Acácio Moreira Filho, da Seleção Brasileira, que é natural da capital paraibana, onde irá atuar pela primeira vez com a camisa verde e amarela.
“É uma sensação incrível. É a primeira vez que vou jogar no Nordeste pela Seleção e será logo em João Pessoa, cidade que nasci e fui criado. Vem pai, mãe, tio, cachorro e papagaio me assistir. Treino e faço isso todo dia. A presença da família não vai influenciar, acho que vai ser até mais fácil, mas tenho que mostrar serviço para o pessoal não tirar onda depois”, relatou.
Filho de Acácio Marques Moreira, jogador que atuou pela Seleção Brasileira nos anos 80 e foi considerado o “Pelé do handebol” na época, o jovem atleta de 21 anos afirmou que o pai pouco influenciou em seus inícios na modalidade: “Comecei fazendo judô, depois futsal e passei até pelo bicicross. Comecei a jogar mesmo na escola porque meu irmão praticava”.
“Fui jogar o Campeonato Brasileiro em Dourados (MS), representando o Colégio IRB, de João Pessoa, em 2010, e um técnico me observou e me chamou para fazer um teste em São Bernardo do Campo (SP). Concorri com 90 crianças e estou lá até hoje”, acrescentou Acácio.
O atleta da Metodista/São Bernardo/Besni (SP) afirma que seu foco é o Mundial Júnior, que será realizado em Minas Gerais, entre os dias 19 de julho e 2 de agosto. “Vamos disputar o Mundial e queremos uma medalha de qualquer jeito, ainda mais por ser em casa. A Seleção está bem forte, têm atletas que disputaram o Mundial Adulto do Qatar no começo do ano e agora vão jogar o Júnior. A expectativa é sempre a melhor possível”, sentenciou.
No II Torneio Quatro Nações, a Seleção Brasileira terá como adversários os elencos de Cuba, Chile e Tunísia.
terra