Botafogo e Treze voltam a representarem o futebol paraibano nas disputas da Copa do Brasil de 2018, entrando em campo nesta quarta-feira à noite. Os botafoguenses foram os primeiros a conseguir uma vaga edição de número 1, em 1989. Enfrentou o Cruzeiro-MG. Já os trezeanos disputaram a competição em 1990 enfrentando o Náutico-PE.
Botafogo
A estreia do Botafogo naquele ano aconteceu no estádio Almeidão, em João Pessoa, com o placar de 1 a 1. Na partida de volta, em Minas Gerais, um novo empate de 0 a 0, e o Cruzeiro ficou com a vaga por marcar um gol fora de casa. Este critério não existe mais e caso de empate a decisão será nos pênaltis.
A última vez que o Botafogo disputou a Copa do Brasil, no ano passado, não se deu bem, perdendo para o São São Francisco-PA por 3 a 0, ficando fora da competição, jogo disputado no Colosso dos Tapajós, Santarém/PA.
A melhor campanha do time botafoguense aconteceu em 2016, chegando a quarta fase. Estreou contra o Vitória-BA e venceu por 4 a 2, no estádio Almeidão. Na partida de volta aconteceu o empate de 0 a 0, e Salvador. O Botafogo passou pelo Ríver-PI vencendo por 1 a 0, no estádio Albertão em Teresina/PI. E repetiu o placar no Almeidão em João Pessoa. Na segunda fase, o Botafogo ganhou por 3 a 0, no Almeidão e empatou sem gols, com o Ceará, em Fortaleza, no Presidente Vargas.
Na quarta fase, o Botafogo perdeu para o Palmeiras-SP por 3 a 0, no Allianz Parque, em São Paulo/SP. Enquanto que, no jogo de volta o Botafogo venceu por 1 a 0, no estádio Almeidão, em João Pessoa, mas o representante paraibano perdeu a vaga no saldo de gol.
Treze
O Treze encarou, em sua primeira participação na Copa do Brasil, enfrentando o Náutico-PE, perdendo o primeiro jogo no estádio Amigão, em Campina Grande por 1 a 0. E voltou a perder por 2 a 0, na partida de volta no Aflitos, em Recife.
A última vez que o Treze esteve na competição nacional foi em 2014 quando enfrentou o Tombense-MG, empatando com 1 a 1, em Minas Gerais, no estádio Antonio Guimarães, em Tombos/MG). No jogo de volta, o Treze venceu por no Presidente Vargas, em Campina Grande.
Na segunda fase, o Treze enfrentou o Vasco da Gama, perdendo por 2 a 1, no estádio Amigão, em Campina Grande. Na partida de volta, em São Januário, no Rio de Janeiro/RJ, com o placar de 1 a 1, com o Vasco da Gama.
A melhor campanha do Treze, na Copa do Brasil aconteceu na temporada de 2005. No primeiro jogo contra a – Ulbra/RS, o Galo perdeu por 3 a 0, no Rio Grande do Norte. Mas, O Treze conseguiu se reabilitar ganhando de 5 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande. Na segunda fase, o Treze venceu o São Caetano/SP por 2 a 1, no estádio Amigão. E conseguiu empatar no jogo de volta, em São Paulo, em 1 a 1. Na terceira fase, o Treze perdeu para o Coritiba por 2 a 1, no Paraná. E conseguiu se classificar com uma 1 a 0, no Amigão.
O Galo da Borborema chegou a quarta fase enfrentando o Fluminense-RJ, perdendo por 1 a 0, no Rio de Janeiro e ganhou por 1 a 0, no estádio Amigão. A decisão aconteceu nos pênaltis, com o placar de 9 a 8, para o time carioca.
Botafogo
Participações:14
Jogos: 33
Vitórias: 06
Empates: 11
Derrotas: 16
Gols pró: 32
Gols contra: 64
Saldo Negativo: 32
Treze
Participações: 12
Jogos: 34
Vitórias: 10
Empates: 07
Derrotas: 17
Gols pró: 40
Gols contra: 53
Saldo Negativo: 13















