O nome dele é tão grande como sua competência em quadra, mesmo ainda sendo um menino. Estamos falando de Paulo Francisco Espínola Lucena Araújo, armador no time de basquetebol do colégio Motiva, dono de quatro medalhas nacionais – sendo três no Campeonato Brasileiro Sub 15 (prata e bronze) e Sub 17 (prata), além de prata nos Jogos Escolares Brasileiros de 2013.
Ele é filho da ex-jogadora da Seleção Brasileira e que atuou nos Estados Unidos, Mariana Espínola e do técnico Adriano Lucena, que campeão brasileiro e membro da comissão técnica brasileira feminina de base. Paulinho foi escolhido como o melhor armador do último Campeonato Brasileiro Sub 17, disputado em Goiânia-GO.
A Seleção do campeonato foi formada pelos armadores Paulo Espínola (PB) e Carlyso Alves (AL); pelo ala Matheus Cavalcanti (PE); e os pivôs: Lucas Moreira (PE) e Ruan Vasconcelos (PE). Paulinho ainda foi um dos cestinhas da competição, ficando em primeiro na partida que a Paraíba venceu Alagoas na fase semifinal por 49 a 43, com 20 pontos. Ao longo da competição Paulinho marcou 61 pontos, sendo o maior pontuador da Paraíba, no evento.
“Estou feliz por ajudar a Paraíba em mais uma competição”, resumiu Paulinho que não gosta muito de falar. Aliás, seu forte é dentro de quadra. Mesmo sendo ainda um garoto ele comanda as ações quando o assunto e armar as jogadas. Uma responsabilidade que aprendeu ainda criança, estimulado pelo pai e treinador, Adriano Lucena.
Tudo começou, conta Adriano, quando ele tinha quatro anos de idade e estudava no colégio Lourdinas, em João Pessoa. Paulinho mostrou sua liderança, quando dava os primeiros passos no basquetebol. Ao logo destes dez anos Paulinho acumula uma série de conquistas passando pelo Campeonato Paraibano de base, Jogos Escolares do Estado, competições regionais e nacionais, com destaque para os Campeonatos Brasileiros Sub 15 e Sub 17.
Além de Paulinho mais dois paraibanos se destacaram no Campeonato Brasileiro de basquetebol até 17, disputado nos dez dias em Goiânia-Goiás. Ramon Gonçalves e Maryanna Farias. Os três foram escolhidos entre os melhores nas competições masculina e feminina. O número um nas assistências foi Ramon Gonçalves (PB). Enquanto que, a Seleção feminina do campeonato foi formada pelas armadoras Maryanna Farias (PB) e Ana Rafaela (CE); pela ala Ana Luisa Rabelo (ES); e pelas pivôs: Karen Lourenço (MS) e Julynne de Sá (PA).
A Paraíba para conquistar a medalha de prata no Brasileiro Sub 17 contou com Agnubson Medeiros de Oliveira, Alexandre Magno Nenes de Melo Filho, Alexei Alencar de Ferrer Arruda, Carlos Eduardo da Silva França, Elias Leal da Silva Júnior, Franco Ferreira de Souza, Marcelo de Oliveira, Matheus Markus, Paulo Lucena de Araújo, Ramon José Saraiva Gonçalves e Sérgio da Silva Moura Santos Filho. O time foi comandado por Janaina Chianca de Souza.
Franco Ferreira
