CRB e Paysandu são velhos rivais em campeonatos brasileiros. O primeiro confronto entre bicolores paraenses e alvirrubros alagoanos foi no Brasileiro da primeira divisão em 1973 e o resultado já dava mostras de como seria o histórico de confrontos entre os dois. Em 23 de setembro daquele ano, o Galo da Pajuçara ganhou do Papão da Curuzu por 3×2 no Estádio Rei Pelé. Depois disso, os dois se enfrentaram mais 13 vezes, com domínio acentuado do time alagoano. Foram 7 vitórias do CRB contra apenas 2 do Paysandu, e mais 4 empates.
As últimas três vezes que Galo e Papão se encararam foram justamente pela Série C nacional. Em 2011, na segunda fase da Terceirona, o CRB ganhou do Paysandu em Maceió por 3×0 e em Belém por 1×0. Naquele ano, o time alagoano conseguiu o vice-campeonato da competição e ascendeu à Série B, enquanto a equipe do Pará foi eliminada muito em razão das duas derrotas para o Galo. A última partida entre os dois foi pela atual edição da Série C, no dia 3 de maio. Em jogo disputado em Coruripe (CRB cumpria perda de mando de campo), Galo e Papão empataram sem gols pela segunda rodada da Terceirona.
Outros dados devem preocupar ainda mais os bicolores. A última vitória do time da Curuzu sobre os alvirrubros maceioenses data de outubro de 2001, pela Série B do Brasileiro. O placar do jogo em Belém foi 1×0. De lá para cá, eles se enfrentaram cinco vezes, sendo três jogos em Alagoas e mais dois em Belém, com o Galo praiano ganhando quatro e empatando um, justamente o último.
Na próxima segunda-feira, às 21h30min, Paysandu e CRB voltam a se defrontar pelo Brasileiro da Série C. O jogo será em Castanhal (município do interior do Pará), em virtude de punição imposta pelo STJD ao Paysandu.
seriec.com.br