A Seleção da Paraíba conquistou, pela primeira vez, o título geral do Campeonato Milton Medeiros de Natação, uma das competições interfederativas mais tradicionais do calendário nacional. O feito ocorre após 35 anos de história do torneio.
Com 6.738 pontos, a Paraíba superou Pernambuco (6.082) e a Federação Amazonense (5.150) e também liderou o quadro de medalhas, com 124 no total, sendo 42 de ouro, 45 de prata e 37 de bronze.
A presidente da Federação de Esportes Aquáticos da Paraíba (FEAP), Luciana Rabay, explicou que a convocação da equipe foi feita com base em critérios estatísticos e análise de dados.
Segundo ela, o planejamento estratégico priorizou os atletas mais rápidos e também aqueles que pudessem competir em múltiplas provas, ampliando as chances de pontuação.
“Desde o início, a ideia era ganhar o Milton Medeiros. Só não sabíamos se seria possível no primeiro ano da nova gestão. Fizemos uma convocação com base em critérios estatísticos e uma análise de dados, pensando não apenas em vencer provas individuais, mas na quantidade de provas que cada atleta poderia competir. Porque cada ponto conta”, afirmou Rabay.
