Equipe comandada pelo técnico Dailton Nascimento está concentrada desde o último sábado (30), em Niterói, no Rio de Janeiro, se preparando para o Campeonato Mundial IBSA de Goalball
O desejo é um só: conquistar uma medalha no Campeonato Mundial IBSA de Goalball 2014. Competir com grandes forças do cenário internacional não será fácil, mas o Goalball brasileiro deu provas de que vive o melhor momento da história com os resultados conquistados pela equipe masculina a partir do ciclo passado.
É com esse espírito vitorioso que a Seleção Brasileira Feminina iniciou no último sábado (30), na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF), em Niterói, no Rio de Janeiro, a IV Fase de Treinamento. Os trabalhos começaram a exato um mês para a estreia da equipe na competição contra a Austrália.
Anunciado como técnico da seleção no início do ano, Dailton Nascimento acredita que esta etapa de treinamento é a mais importante desde que assumiu a cadeira de treinador da equipe. Para o paraibano, é nesse momento que os ajustes finais são feitos para que as atletas cheguem na competição prontas para vencer.
– Sem dúvida é a fase mais importante. É quando acontecem os ajustes finais da preparação nos três aspectos do treino: físico, tático e técnico. Nas etapas passadas enfatizamos bem os aspectos técnicos e físicos das atletas, buscando sempre a automatização dos gestos e aprimoramento detalhado das técnicas de defesa e ataque – explicou Dailton.
Outro aspecto seguido de perto pelo técnico foi o condicionamento físico das atletas, que pode ser o diferencial na hora de decidir um jogo, e até mesmo ser base para uma boa campanha.
– A condição física foi bastante exigida nestas etapas, pois acreditamos que este aspecto poderá fazer a diferença. Contudo, o trabalho nas etapas dará uma base para uma boa preparação final que antecede o Mundial – avaliou o técnico.
O trabalho realizado tem sido positivo, o que deixa o treinador brasileiro confiante num bom resultado, não só no Mundial, mas também na principal competição do ciclo, os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
– O objetivo é realizarmos um bom Mundial e dar continuidade no trabalho para as próximas competições, avaliando sempre, buscando novas atletas, fazendo um rodízio com atletas experientes e com os novos talentos, para que em 2016 tenhamos uma seleção competitiva e com plenas condições de ganhar a tão sonhada medalha paralímpica – finalizou em tom de esperança.
A preparação brasileira em solo nacional vai até o dia 19 de junho, quando atletas e comissão técnica segue para Pajulahti (Finlândia), onde ficará por uma semana para período de aclimatação. De lá, a delegação segue para Espoo, cidade sede do evento.
Apoio ao esporte
Em grande evolução na modalidade, principalmente depois dos bons resultados conquistados nos últimos quatro anos, o Brasil seguirá para a Finlândia em busca de uma medalha inédita no Mundial. O patrocínio da CAIXA Loterias tem sido fundamental para os atletas terem a melhor preparação possível, o que dá mais confiança para novas conquistas.
A modalidade conta também com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que repassa à Confederação recursos da Lei Piva, do Governo Federal.
Programação de treinos
IV Fase de Treinamento – Etapa Pré-Mundial
Local: Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF)
Endereço: Estrada Velha de Maricá, 4.830 – Rio do Ouro – Niterói/RJ
Horários
Segunda-feira: 9h às 11h e 16h às 19h (09/06); 08h às 11h e 16h às 18h (16/06)
Terça-feira: 08h às 11h e 16h às 19h (10/06); 09h às 12h e 16h às 19h (17/06)
Quarta-feira: 08h às 11h e 16h às 19h (11/06); 08h às 12h (18/06)
Quinta-feira: 09h às 12h (05/06); 16h às 19h (12/06)
Sexta-feira: 08h às 11h e 16h às 18h (06/06); 08h às 11h e 16h às 19h (13/06)
Sábado: 09h às 12h e às 16h (07/06); 09h às 12h e 15h às 18h (14/06)
Foto: Brasil derrotou a Finlândia na abertura dos Jogos de Londres 2012, e espera bons resultados este ano. (Divulgação CPB)
Imprensa CBDV
Por Tadeu Casqueira