“O Brasileiro de Inverno é uma reativação da antiga Copa Aman, que foi realizada até 2010. Tivemos uma experiência muito positiva no ano passado e por isso decidimos efetivar a competição no nosso calendário anual”, conta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.
Assim como na tradicional edição de Verão, o Brasileiro de Inverno conta com disputas em todas as categorias do Pentatlo Moderno (Jovem A, B, C, D e E e Júnior e Sênior). Neste ano, são esperados cerca de 80 competidores de pelo menos quatro estados do país.
Avaliando a primeira edição do torneio em relação à próxima, que acontece no sábado, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno vê desafios que a entidade terá que enfrentar para aperfeiçoar a competição.
“Sempre há o que ser aperfeiçoado, principalmente na agilização das provas dos atletas de base para que a competição acabe ainda com a luz do dia”, ele pontua.
Celso Sasaqui ainda realça o forte nível do torneio, que contará com grandes nomes do Pentatlo Moderno nacional, que estão envolvidos nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, no Canadá, e nas seletivas olímpicas para Rio 2016.
“Os atletas que estão disputando vaga para os Jogos Olímpicos estão utilizando mais essa competição como preparação. E outros atletas que correm por fora estão mais entusiasmados com essas competições, tentando alcançar resultados para entrar na disputa em 2016”, o dirigente visualiza.