Dois atletas do Piauí dominaram as areias da praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB), durante a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon. Ângelo Borim e Paulo Costa foram os campeões em suas categorias, na prova disputada no último sábado (6).
Borim foi o melhor no Paratriathlon
O resultado de Borim, vice-campeão mundial em 2011, foi o melhor entre todos do Paratriathlon. Seu tempo de 1h06min20seg na TR4 (classificação para amputados de membros superiores) foi o mais rápido entre todas as categorias.
O desempenho pode dar a entender que o piauiense, hoje residente em São Paulo, liderou toda a prova. Mas não foi bem assim. Ângelo Borim completou os 750 metros de natação na dianteira (14min12), mas perdeu a liderança após os 20 quilômetros de ciclismo (29min59), chegando 23 segundos atrás de Roberto Carlos Silva, de Minas Gerais. A recuperação veio na corrida com 22min08, garantindo o topo do pódio.
Pódio para Paulo Costa
A prova também não foi fácil para Paulo Costa, inscrito pela federação do Ceará por conta da entidade piauiense ainda não ter sido fundada – o que deve ocorrer até o fim do primeiro semestre. O primeiro lugar na categoria entre 20 e 24 anos só veio depois de forte recuperação na corrida.
Paulo Costa venceu em sua categoria
Paulo fechou os 1.500 metros de natação do Triathlon em segundo lugar (24min33). Caiu para terceiro após os 40 quilômetros pedalando (1h17min10seg) e só garantiu a medalha nos 10 quilômetros de corrida (50min17), totalizando 2h32min01seg de prova.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon será no dia 21 de abril, em Brasília (DF).
Fábio Lima