Última competição nacional da temporada servirá como preparação para etapas derradeiras da Copa do Mundo em 2014 e fechará o ranking do país
Porto Alegre (RS) será sede, neste fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas. A competição começará nesta sexta-feira, 31, e se estenderá até domingo, 2. O evento será o último de 2014 em âmbito nacional e servirá para compor o ranking nacional consolidado da modalidade nesta temporada. Vale ressaltar que a pontuação obtida no Sul valerá 20% a mais do que a das duas etapas da Copa Brasil, realizadas em Belo Horizonte (março) e em Curitiba (agosto).
O Campeonato Brasileiro também servirá como preparação para os dois últimos torneios internacionais de esgrima do ano. Entre os dias 20 e 23 de novembro, em Eger, Hungria, e 18 e 21 de dezembro, em Hong Kong, China, serão disputadas etapas da Copa do Mundo da Federação Internacional de Esportes para Amputados e Cadeirantes (IWAS, na sigla em inglês). Haverá ainda, de 30 de novembro a 6 de dezembro, uma fase de treinamento com os principais atletas do país, em Pirassununga (SP).
Entre os participantes do evento, a ser disputado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo, estará o campeão paralímpico em Londres-2012 Jovane Guissone. No total, 40 esgrimistas estão inscritos na competição. Nesta quinta-feira, 30, ocorre, às 20h30, o congresso técnico do torneio. As lutas começarão de fato na sexta-feira, às 9h.
“Será a competição mais importante da temporada no Brasil, pois fecha o calendário nacional em 2014. Há também a questão da pontuação, que será maior em Porto Alegre do que foi nas duas Copas Brasil. Então os atletas tem essa motivação a mais, porque podem ganhar posições na comparação com os atletas que forem mal”, disse Felipe Machado, coordenador-técnico do CPB para a esgrima em cadeira de rodas.
O evento gaúcho contará com uma novidade. Além das disciplinas que já fazem parte das competições de esgrimas organizadas pelo CPB, florete e espada, haverá também um torneio exibição de sabre. “Estamos no processo de desenvolvimento desta arma, pois ano que vem vamos incluí-la nos nossos torneios. Em Porto Alegre, vamos fazer um teste para avaliar a organização, nível da arbitragem, etc.”, concluiu Felipe.

















