Premier League lança plataforma nas redes sociais para explicar decisões da arbitragem
O novo projeto da Premier League pretende diminuir as polêmicas relacionadas à arbitragem através de explicações claras sobre as decisões. A liga inglesa divulgou, nesta semana, que a conta oficial Premier League Match Centre no X (antigo Twitter) divulgará atualizações em tempo real e esclarecimentos das decisões operacionais em campo e no VAR de cada partida da temporada 24/25.
Para trazer ainda clareza para o sistema, além das decisões de cada lance, a conta também compartilhará percepções direto da sala dos árbitros de vídeo e comentários de especialistas em arbitragem. Os profissionais da Premier também irão relembrar as regras durante os confrontos e trazer informações adicionais quando necessário.
A ideia foi uma solução encontrada pela liga para que todos possam ter ciência dos motivos de cada sentença. A conta funcionará como uma retransmissão nas redes sociais das discussões e informações da sala do VAR quase ao vivo durante o jogo.
“Os esclarecimentos de arbitragem e VAR serão baseados nas informações factuais. Sempre que necessário, serão comunicadas informações adicionais sobre as regras do futebol e o processo do VAR, de especialistas do PGMOL (órgão responsável pela arbitragem do futebol inglês)”, afirmou a conta da Premier League.
Refereeing and VAR clarifications will be based on the factual information from the VAR Hub and the Premier League Match Centre. Where necessary, additional information on Laws of the Game and VAR process from PGMOL experts will be communicated.
A página será controlada por um centro operacional da Premier League, que já funciona para garantir o bom andamento das operações em datas de competição. O local está interligado com todos os 20 estádios da liga, com conexões às salas do VAR e aos parceiros de transmissão ao redor do mundo.
A iniciativa surge um mês após o decreto de permanência do VAR na Premier League. Em junho, após partidas polêmicas e a pedido do Wolverhampton, a liga promoveu uma votação com os times para que fosse decidido se o sistema de árbitro de vídeo continuaria na próxima temporada. Os 20 clubes da Premier votaram a favor, e a entidade se comprometeu a promover melhorias, como diminuir as interrupções do fluxo de jogo e desenvolver mais treinamento para os árbitros.


















