Primeiro dia do Festival dos Ventos reúne grandes nomes do kitesurf, windsurf e parapente em Canoa Quebrada - SóEsporte
Futebol

Primeiro dia do Festival dos Ventos reúne grandes nomes do kitesurf, windsurf e parapente em Canoa Quebrada

ki surfO II Festival Internacional dos Ventos começou com atletas surpreendendo os jurados e desbancando favoritos aos títulos de kitesurf e parapente. No kitesurf, o velejador Gabriel dos Santos Galdino desbancou um dos favoritos e cabeça de chave, Carlos Madson, e garantiu vaga na bateria final contra Eudázio da Silva. No parapente, o piloto Luca do Nascimento garantiu a melhor pontuação na prova do dia e está liderando a competição.

 

As provas de Freestyle, tanto para o kitesurf quanto para o windsurf, serão disputadas tendo em conta critérios como grau de dificuldade da manobra, velocidade, técnica e perfeição na execução e finalização das manobras. Para o wind, há ainda um diferencial a mais: o velejador pode criar sua própria manobra e dar nome a ela, tornando a competição ainda mais desafiante.

 

Para o presidente da Associação Brasileira de Windsurf, Teka Lenz, a disputa do título de 2013 será bastante acirrada por reunir a elite da modalidade no Brasil. “Jeri, Camocim e Fortaleza são os celeiros do Wind Freestyle no Brasil e todos os velejadores são destas regiões cearenses. Não teremos baterias fracas este ano. Edvan Souza é o favorito ao título, mas qualquer atleta pode levar”, afirma.

 

A prova de parapente está sendo disputada em circuito de tarefas: cada piloto deve decolar, pegar um objeto e levar a um dos coordenadores de prova, ir ao alvo e manobrar para o lado direito e o esquerdo, voltar para buscar o objeto e deixá-lo num ponto determinado pela comissão julgadora e aterrissar no alvo. A prova toda vale 1.000 pontos e a execução de cada tarefa é julgada de forma separada. Ganha quem pontuar mais nos dois dias de prova.

 

Neste sábado, a partir das 10h, as provas na água serão retomadas e, a partir das 13h, a segunda rodada do parapente reinicia. No domingo, será realizada a Regata de Jangadas. O Festival Internacional dos Ventos é uma realização da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), com patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte, e apoio técnico da Associação de Kitesurf do Ceará (AKC), da Federação de Parapente e Asa Delta do Ceará (Fepace) e da Associação de Esportes Radicais de Canoa Quebrada. O evento tem apoio da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada, Associação de Pousadas e Hotéis de Canoa Quebrada, Conselho Comunitário de Canoa Quebrada, Associação dos Bugueiros de Canoa Quebrada, Barraca do Da Lua e Prefeitura de Aracati.

1 Comentário

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.