Primeiros socorros: na escola e no esporte - SóEsporte
Colunistas

Primeiros socorros: na escola e no esporte

PNeste mês de outubro passam-se exatos 10 anos da trágica morte do atleta Serginho, jogador de futebol do São Caetano que, aos trinta anos de idade, faleceu por consequência de uma parada cárdio respiratória, durante o jogo São Caetano e São Paulo em 2004.

Desde aquela data até aos dias atuais, muitos cuidados foram tomados em relação à prevenção de situações como a ocorrida. Além de um cuidado maior com os exames médicos, ampliou-se a fiscalização em clubes e estádios que passaram a ser dotados de macas, desfibriladores externos automáticos e equipes especializadas em primeiros socorros, facilitando então as possibilidades de sobrevivência nos mais diversos acidentes e situações, porém somente isto não basta.

No último dia 25 de outubro, um torcedor do Palmeiras teve uma parada cardíaca na arquibancada do Pacaembu o que nos faz perceber que nem sempre teremos por perto uma pessoa treinada para prestar os primeiros atendimentos, quer seja nas praças esportivas, nas ruas, no trabalho ou mesmo em casa.

É por este motivo que defendo como fundamental a conscientização sobre a importância da prevenção assim como do ensino de técnicas e informações corretas. Este processo de formação para prestar um primeiro atendimento nas situações de emergência deve fazer parte do currículo tanto das escolas da educação básica quanto dos cursos universitários, sejam eles da saúde ou não.

Com uma população atenta, capacitada e disponível a ajudar o próximo tragédias como a de 10 anos atrás poderão ter menos chance de se repetirem em nossos campos, quadras, ruas e casas.

*Por Kamila Santos é professora de Ressurreição é professora da disciplina de Primeiros Socorros nos Cursos de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.