As probabilidades de classificação no Grupo A do Campeonato Brasileiro da Série C de 2014, para a segunda fase e rebaixamento, indicam acirramento. Os dois representantes paraibanos estão distantes um do outro de acordo com as colocações na pontuação geral. O Botafogo, terceiro colocado caminha para a classificação e Treze, no oitavo lugar ‘briga’ para fugir das últimas colocações.
Os quatro primeiros colocados são Fortaleza, CRB, Botafogo e Salgueiro. Estes times estariam garantidos na próxima fase da competição, para as disputas do octogonal. O torneio vai apontar os finalistas do quadrangular final (formado pelos novos integrantes da Série B de 2015), que serve para apontar o campeão brasileiro.
Líder da fase classificatória da Série C com 27 pontos ganhos, em 14 jogos, sete vitórias, seis empates e uma derrota, com sete gols de saldo. O tricolor do Pici ainda joga contra Paysandu (C), Treze (C), Botafogo (F) e Asa (C). Com isso, o Fortaleza pode chegar aos 39 pontos ganhos.
O segundo colocado com 22 pontos ganhos é o CRB, em 14 jogos. O Galo da Pajuçara venceu seis vezes, empatou quatro e perdeu quatro, tem quatro gols de saldo. O CRB tem condições de chegar aos 34 pontos ganhos, pois ainda vai enfrentar Treze (F), Águia Marabá (C), Salgueiro (F) e Cuiabá (C).
O Botafogo nos 14 jogos que disputou conseguiu vencer cinco vezes, com seis empates e três derrotas, com um saldo de dois gols. O próximo jogo do alvinegro será contra o Cuiabá (F). Ainda pega Asa (C), Fortaleza (C) e Águia Marabá (F). Caso vença todos os compromissos o Botafogo pode chegar aos 33 pontos ganhos.
Como quarto colocado, o Salgueiro soma 20 pontos ganhos, em 14 jogos, tem cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com saldo negativo de dois gols. O Carcará do interior de Pernambuco pode chegar aos 32 pontos ganhos, já que, ainda vai enfrentar Asa (F), Crac (C), CRB (C) e Treze (F).
A quinta colocação pertence ao Cuiabá com 19 pontos ganhos, em 14 jogos. O Dourado de Mato Grosso venceu cinco partidas, empatou quatro e perdeu cinco, tendo um saldo de três gols. O Cuiabá ainda vai enfrentar Botafogo (C), Águia Marabá (C), Paysandu (F) e CRB (F), com chances de chegar aos 31 pontos.
Com 19 pontos ganhos, o Paysandu ocupa a sexta colocação, em 14 partidas. O Papão da Curuso tem cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas, com um gol de saldo. O Paysandu tem como adversários: Fortaleza (F), Cuiabá (C), Treze (C) e Crac (F), podendo chegar aos 31 pontos ganhos.
Rebaixamento
Enquanto seis times brigam acirradamente pelas primeiras quatro vagas, quatro times ‘lutam’ desesperadamente para fugirem das últimas posições, que significam o rebaixamento para a Série D do próximo ano. Asa, Treze precisam reagir para sair do desconforto. Enquanto quem Águia Marabá e Crac ocupam a zona de degola, como penúltimo colocado e lanterna, respectivamente.
O Asa soma 18 pontos ganhos, em 14 jogos, com cinco vitórias, três empates, seis derrotas, sem saldo de gols. O time alagoano ocupa a sétima posição e ainda pode chegar aos 30 pontos ganhos, pois vai enfrentar Salgueiro (C), Botafogo (F), Crac (C) e Fortaleza (F).
O Treze é o oitavo colocado com 15 pontos ganhos, em 14 partidas. O Galo da Borborema venceu três vezes, empatou seis jogos e perdeu cinco, com saldo negativo de quatro gols. O alvinegro do bairro de São José terá pela frente os seguintes adversários: CRB (C), Fortaleza (F), Paysandu (F) e Salgueiro (C), podendo chegar aos 27 pontos ganhos.
Ocupando a nona na classificação geral, o Águia Marabá soma 12 pontos ganhos, com três vitórias, três empates e oito derrotas, em 14 jogos e saldo negativo de seis gols. Os próximos jogos do time paraense são contra Crac (C), CRB (F), Cuiabá (F) e Botafogo (C).
O Crac é o lanterna com 10 pontos ganhos, em 14 jogos, com duas vitórias, sete empates, cinco derrotas, com saldo negativo de cinco gols. O representante de Goiás pega ainda Águia Marabá (F), Salgueiro (C), Asa (F) e Paysandu (C).
Por Franco Ferreira