O www.soesporte.com.br ouviu os professores Pedro Pereira de Almeida e Irenilta Pereira, responsáveis pela descoberta das atletas Jailma Sales de Lima e Andressa Oliveira de Morais, respectivamente. As duas atletas disputam os Jogos de Londres, em provas de atletismo.
O professor Pedrinho Almeida revelou Jailma Sales, na pista da Universidade Federal da Paraíba, quando a menina tinha 11 anos de idade. Na época ela já mostra sua aptidão na velocidade.
Enquanto que, Andressa Morais deu seus primeiros passos no lançamento do disco, arremesso do martelo e de peso, na pista do Dede, sendo observada pela professor Irenilta Pereira.
Os dois professores estão orgulhosos por serem responsáveis por duas revelações que saíram da Paraíba para brilharem no atletismo, chegando ao maior evento de esporte do Mundo, os Jogos Olímpicos.
“Nós como educadores e como técnicos é o maior prazer tirar uma criança, um adolescente desse que poderia seguir algo ruim na vida, as drogas estão aí, e a gente poder resgatar e tentar dar uma melhor qualidade de vida” disse a professora Irenilta ao falar sobre Andressa.
Segunda ela, “normalmente quem procura o atletismo são pessoas carentes. E através do esporte, o atleta pode conseguir algo melhor tanto pra ele como para a família dele. Então esta é a grande satisfação que o técnico tem. Eu fico emocionada, pois até hoje, Andressa me liga pedindo conselho”.
O professor Pedrinho não esconde o orgulho de ter dado as primeiras orientações a Jailma Sales, “ela começou magrinha. Quase caindo das pernas. E hoje está entre as melhores do Mundo”.
Com relação a condição de brigar pelo pódio, em Londres, o professor Pedrinho é otimista e ao mesmo tempo realista. “O importante que Jailma chegue entre as oito e vá para a final. Se isso acontecer eu já fico muito satisfeito. Faz muito tempo que o Brasil não consegue ser finalista no 4×100. Chegando a final tudo pode acontecer. Mas não será fácil. Nós temos chances de ser finalista, mas não podemos fazer propaganda enganosa, todos os atletas são preparados e todo mundo vai ter que soar muito até lá”.
400 m, 400 m com barreiras
Campeã brasileira com o revezamento 4×100 m, bicampeã brasileira nos 400 m com barreiras, recordista sul-americana do revezamento 4×400 m
Jailma Sales de Lima
Nascida em 31/12/1986, Taperoá (PB)
65 kg, 1,74 m
Prova: 400 m
Técnico: José Antônio Rabaça
Como começou: Descobriu o esporte aos 11 anos, na escolinha de atletismo da universidade UFPB, indicada por uma professora de educação física que ficou impressionada com seu desempenho nas aulas de corrida. Costumava ganhar não apenas das outras meninas, mas também dos rapazes. Graças aos resultados que alcançava, foi treinar com a professora Vera Lúcia, do Colégio Estadual Presidente Médici, também na Paraíba.
Pontos fortes: Força de vontade, superação
Grande momento na carreira: A convocação para as Olimpíadas
Um sonho: Ser finalista em uma Olimpíada
Um ídolo no atletismo: Sanderlei Parrela e Vanderlei Cordeiro – “na verdade, tenho admiração pela história deles no atletismo”
Time de futebol: São Paulo
Outros esportes que admira: Todos
Lugar para descansar: Sua casa
Lazer: Estar com a família nas horas vagas
Passatempo: Ver TV, rever algumas matérias da faculdade, navegar na internet
Modalidade: Atletismo
Provas: Lançamento do Disco
Nascimento: 21/12/90
Sexo: Feminino
Altura: 1,78 m
Peso: 100,00 kg
Naturalidade: João Pessoa, PB
2ª colocada do Troféu Brasil (11) 1ª colocada do Campeonato Sul-americano sub-23 (11) # 1ª colocada do Campeonato Sul-americano (10)
Prova: Lançamento de disco
Ela começou no esporte por incentivo da mãe. Passou pela natação antes de se definir pelo atletismo. Foi no Dede que deu os primeiros passos no atletismo, sendo orientando pela prtofessora Irenilta Pereira. Com pouco tempo passou a conquistar provas locais, regionais e nacionais, segundo a professora.
Começou a treinar com o cubano Julian Mejias em 2009. Nas horas de lazer, a paraibana radicada em Uberlândia (MG) gosta de navegar na Internet e sair com o namorado. Em maio superou o recorde sul-americano, que era de Elisângela Adriano.


















