De acordo com o professor da Escola de Saúde Pública da Universidade da Carolina do Sul, Russel Pete, o melhor horário para fazer musculação é aquele no qual você pode fazer com maior consistência. Se você tem disponibilidade para malhar de manhã de forma frequente, esse é o melhor horário para você. Em contrapartida, se você pode apenas ir durante à noite, esse é o seu período de exercício. Cada horário tem vantagens para o corpo e você pode explorar o melhor de cada um.
Manhã
Segundo estudos, malhar pela manhã pode ser o melhor para ganho de massa muscular. Isso se dá devido ao fato dos níveis de insulina e cortisol serem mais altos pela manhã. Como resultado, a incorporação de proteínas nos músculos é maior. Além disso, o corpo tem mais tempo para se recuperar até o próximo exercício na manhã seguinte.
Entretanto, preste atenção à alimentação e tenha certeza de estar bem alimentado antes de malhar. Tomar um café da manhã reforçado, com carboidratos de liberação lenta, é o ideal para ter energia para os exercícios.
Tarde
A vantagem em se malhar à tarde é o tempo. Muitas pessoas usam a pausa para o almoço para malhar. Outra vantagem é que à tarde, a pessoa está mais alimentada, o que significa que o risco de hipoglicemia durante o treino é menor. Além disso, os níveis de insulina e cortisol ainda estão altos, o que garante força durante os treinos.
A temperatura corporal também atinge o seu pico no final da tarde, e estudos indicam que esse é o melhor horário para treinos de musculação que foquem na perda de peso
Noite
Estudos apontam que quem faz atividade física à noite tende a ter menos insônia. Entretanto, em muitas pessoas, esse efeito pode ser contrário e causar a perda de sono, devido à liberação de endorfina. Se você vai à academia à noite, espere de 2 a 3 horas antes de dormir e, após a rotina de treinos, faça exercícios de alongamento e respiração para relaxar o corpo.
A grande vantagem em se malhar à noite é o tempo. Ao final do dia, as pessoas normalmente têm mais tempo para se exercitarem e fazem isso de maneira mais consistente. Elas também vão para a academia mais alimentadas, o que garante aumento de força durante os treinos.
Independente do horário que você tem disponível para malhar lembre-se de fazer de maneira consistente, seguindo uma agenda. Os treinos também não precisam ser longos, sendo que rotinas de 1h-1h30 são ideais para ganho muscular. Lembre-se também de sempre consultar um profissional de educação física e um nutricionista para adequar seu treino e sua dieta à sua rotina diária.
Fonte: American Heart Association