Duas novas formações do vôlei de praia estrearam com o pé direito no Circuito Brasileiro Open, na etapa de São José (SC). Juliana/Rebecca (CE) e Tainá/Victoria (SE/MS) venceram duas vezes nesta sexta-feira (09.12), pela fase de grupos, e já se garantiram nas quartas de final. Também avançaram às quartas de final com dois triunfos as parcerias formadas por Ágatha/Carol Solberg (PR/RJ) e Fê Berti/Bárbara Seixas (RJ).
Os jogos continuam neste sábado (10.12), a partir das 9h, com a repescagem, quartas de final e semifinal. As partidas acontecem na arena montada na Avenida Beira-Mar, ao lado da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de São José. As partidas contam com entrada franca à torcida e transmissão das partidas da quadra central na página oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no Facebook.
Além das quatro duplas que ficaram em primeiro lugar em seus grupos, mais oito times lutam pela vaga às quartas de final na disputa da repescagem. Os duelos terão Val/Renata (RJ) encarando Amanda Maltez/Fernanda Nunes (RJ); Elize Maia/Taiana (ES/CE) contra Semírames/Luiza Amélia (ES/CE); Ana Patrícia/Ângela (MG/DF) enfrentando Vivian/Andressa (PA/PB); e Josi/Thati (SC/PB) duelando por uma vaga com Neide/Andrezza (AL/AM).
Juliana comentou as duas vitórias do dia e o bom começo no torneio em São José (SC). Na última etapa, em Curitiba (PR), ela subiu ao lugar mais alto do pódio vencendo Rebecca, com quem agora divide o mesmo lado da quadra.
“Acho que foram dois bons jogos. A estreia mais difícil, mas conseguimos manter a tranquilidade, ajudar uma a outra. Para o primeiro dia foi satisfatório. Amanhã temos já a fase eliminatória e vamos ver o que acontece. Rebecca e eu conseguimos aproveitar as oportunidades que estavam acontecendo. Evoluímos muito do primeiro para o segundo jogo, isso é importantíssimo. Crescer durante a competição”, destacou Juliana.
Quem também surpreendeu foi a parceria de Tainá e Victoria, que pela primeira vez jogaram uma etapa do Open juntas. Ambas treinam no mesmo CT e moram em Aracaju, aproveitando o bom entrosamento para conquistarem dois resultados na fase de grupos.
“É muito gratificante começar bem uma nova parceria, e com uma menina mais nova, jovem, mas que é craque de bola. Começar vencendo os dois jogos, superando uma equipe experiente, com duas atletas de Circuito Mundial, não tem preço. Entramos no jogo focadas, concentradas no que teríamos que fazer. Agora temos que manter a concentração, pensar nas quartas de final para conquistarmos um belo resultado”, disse Tainá.
Quatro duplas foram eliminadas já nesta quinta-feira, ao perderem duas partidas seguidas. Deram adeus ao torneio Carolina Horta/Carol Won-Held (CE/RJ), Fabrine/Aline (BA/SC), Rachel/Maria Clara (RJ) e Eunyce/Solange (AL/DF).
Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas, e somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.
O Circuito Brasileiro 2016/2017 é composto por nove etapas, cinco delas neste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2017 nas cidades de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Aracaju (SE) e Vitória (ES). O torneio tem atualmente a liderança de Larissa e Talita, que somam 1.480 pontos, mas não disputam a etapa de São José.