Quem vai para os playoffs? Quem entra direto nas quartas? Quais as possibilidades de cada equipe nessa última semana de NBB?
Números e esporte se combinam, principalmente dentro do Basquete, onde as estatísticas dominam boa parte das estratégias e decisões que cada equipe traça ao longo de um campeonato. Quando analisamos as possibilidades de cada equipe dentro do NBB, mais uma vez a matemática se faz presente, principalmente nessas últimas rodadas, onde existe muita coisa em jogo. Confira quais as chances que cada equipe do NBB ainda possui na fase classificação:
Sesi/Franca – 1°
Georginho e Lucas Mariano, cestinhas do Sesi/Franca, líder do NBB (Marcos Limonti/SFB)
A equipe Francana já esta garantida na primeira colocação do NBB.
Flamengo – 2°
Olivinha, capitão do Flamengo (Helena Petry/CRF)
Apesar de não conseguir mais alcançar o topo da tabela, Flamengo também não tem mais possibilidade de cair para o quarto lugar. A única preocupação dos cariocas é o 123 Minas, que ainda pode roubar a sua segunda colocação. Em caso de empate no número de vitórias com Minas, Flamengo fica com a segunda colocação, pois tem vantagem no confronto direto.
123 Minas – 3°
Atual campeão da BCLA, Minas chega forte nos playoffs do NBB (Fotojump/LNB)
Caso vença todos os seus jogos e termine com mais vitórias que o Flamengo, os mineiros ultrapassam o Flamengo e ficam com o segundo lugar. Outro ponto para se preocupar é a possível perda da terceira colocação, que está sendo ameaçada pelo São Paulo. Porém, se o Minas apenas vencer o seu próximo jogo (ou o São Paulo perder), a equipe minatenista garante a terceira colocação.
São Paulo – 4°
Campeão da BCLA, o São Paulo chega com moral nos playoffs (Bruno Lorenzo)
O São Paulo não cai mais para o quinto lugar, porém ainda briga pela terceira colocação. Para ultrapassar o minas, o São Paulo tem que vencer os seus dois jogos, e ainda torcer pela derrota do Minas, o atual terceiro colocado.
Bauru – 5°
Larry Taylor, do Bauru, com 42 anos, vai para mais um playoffs de NBB (Victor Lira/Bauru Basket)
Não muda mais de posição.
Unifacisa – 6°
Uma das sensações do campeonato, a Unifacisa ainda pode subir na tabela (Gabriella Tayane/Unifacisa)
Não muda mais de posição.
Paulistano – 7°
Paulistano chega a fase decisiva do NBB com um grande arrancada na tabela (Willian Oliveira/Paulistano Basquete)
Não muda mais de posição.
Pinheiros – 8°
Com uma grande mistura de jovens jogadores e nomes mais experientes, Pinheiros está confirmado nos offs (Ricardo Bufolin/Panamerica Press/ECP)
Não muda mais de posição.
Rio Claro – 9°
O Rio Claro conseguiu uma grande arrancada no segundo turno do NBB e confirmou sua classificação para a próxima fase (Filippo Ferrari/RCL)
A equipe do interior depende das derrotas de Caxias e Corinthians para manter sua colocação, caso contrário, se ambas as equipes vencerem, o Rio Claro cai para o décimo lugar.
Pato – 10°
Os comandados de Dedé Barbosa conseguiram uma bela campanha com seu jogo coletivo (Júnior Agasse/Pato Basquete)
Sem mais nenhum jogo para disputar, porém já classificado, o Pato Basquete depende das outras equipes para decidir a sua colocação. Como o Pato tem desvantagem no confronto direto contra Caxias e Corinthians, o vencedor do duelo entre essas duas equipes ultrapassará os paranaenses. Caso ambos os times vençam os seus próximos jogos, Pato fica com a 12° colocação.
Corinthians – 11°
O Corinthians ainda não tem sua classificação 100% confirmada, mas decidirá o seu destino ao longo da semana (Beto Miller/Corinthians)
Mesmo se o Corinthians perder as suas duas partidas, os paulistas só perdem a sua vaga nos playoffs caso o Cerrado vença seus dois jogos e provoque um tríplice empate entre Mogi, Corinthians e Cerrado, nesse caso o Mogi fica com a 12° colocação. O cenário é positivo para o Corinthians, que se vencer, pode chegar até a nona colocação, se o Rio Claro perder os seus dois jogos. Uma vitória garante a classificação.
Caxias do Sul – 12°
Eddy, do Caxias, que será um dos grandes pivôs nessa semana decisiva (Matheus Magnani/Caxias)
Como ainda não está classificado, o Caxias precisa vencer pelo menos um dos seus jogos, caso contrário, estará fora dos playoffs. Se vencer os dois jogos, o cenário é bom para os gaúchos, que podem alcançar até uma nona colocação, se o Rio Claro perder a sua partida.
Mogi Basquete – 13°
O elenco mogiana tem uma das missões mais difíceis, mas segue acreditando na classificação para os Playoffs (Suelenn Ladessa)
O cenário de classificação mais complicado é o do Mogi, que depende 100% de Corinthians e Caxias. Caso o Caxias perca todos os seus jogos, Mogi pega o 12° lugar, caso o Corinthians perca seus dois jogos, o Mogi ainda depende de duas vitórias do Cerrado para conseguir o 12° lugar.
Sem chances de classificação:
Fortaleza, Cerrado, União Corinthians e Brasília estão matematicamente eliminados, mesmo que vençam todos os seus jogos.
