Para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016, que começa neste sábado (14), os 20 clubes participantes reforçaram seus elencos e alguns mudaram os seus comandos. Mas há oito exceções na lista de treinadores. Esse seleto grupo vai conseguir dar continuidade ao trabalho. Campeão brasileiro na última temporada, o Corinthians manteve Tite no Parque São Jorge. A dupla gaúcha Grêmio e Internacional permaneceu com Roger Machado e Argel Fucks, respectivamente. O Santos não dispensou Dorival Júnior, assim como a Chapecoense com Guto Ferreira. Três dos times que conquistaram o acesso também não mexeram no comando: América-MG, com Givanildo Oliveira; Botafogo, com Ricardo Gomes; e Vitória, com Vagner Mancini.
Tite: soberania de títulos no Corinthians
Em sua terceira passagem pelo Corinthians, Tite soma 371 jogos pelo clube e acumula títulos para lá de expressivos. Foi campeão brasileiro em 2011 e no ano passado. Em 2012, conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes, sendo eleito o melhor treinador das duas competições. Em 2013, Tite levou o Timão aos títulos do Campeonato Paulista e da Recopa Sul-Americana. Depois das passagens pelo time em 2004 e 2005, e de 2010 a 2013, Tite voltou ao Corinthians em 2015 e tem contrato até 2018. Com seis títulos, está no topo da lista dos treinadores mais vitoriosos pelo clube. O jogo de estreia do Timão na Série A será contra o Grêmio, às 16h, no domingo (15), em casa.
Roger Machado, o técnico da casa do Grêmio
Em 2011, Roger Machado iniciou seu trabalho como auxiliar-técnico do Grêmio. Depois de um período no comando do Juventude-RS, foi anunciado como técnico do Tricolor Gaúcho em maio de 2015. Mesmo sem ainda não ter conquistado títulos no comando do time, o treinador tem prestígio no clube. Foi com ele que o Tricolor venceu o Internacional por 5 a 0 no histórico Gre-Nal 407, com casa cheia na Arena Grêmio. Com a aprovação da direção, o técnico teve seu contrato renovado até o fim da temporada 2017. Na estreia da Série A deste ano, o Grêmio enfrenta o Corinthians, no domingo (15), às 16h, na Arena Corinthians.
Inter também manteve Argel Fucks no comando
Anunciado pelo Internacional no ano passado com contrato até o fim de 2016, Argel Fucks também figura entre os técnicos que seguem com o time para esta temporada. E o treinador iniciou o ano com o pé direito, conquistando o Campeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha, seus primeiros títulos sob o comando do Colorado. Na Série A, o Inter estreia diante da Chapecoense no domingo (15), às 18h30, no Beira-Rio.
Dorival Júnior cumprirá o contrato no Santos
Em sua segunda passagem pelo Santos, Dorival Júnior chegou em julho do ano passado e tem contrato até o fim de 2017. Na primeira vez que comandou o Peixe, em 2010, foi campeão paulista e da Copa do Brasil. Nesta temporada, conquistou mais um título do estadual, garantindo seu posto pelo menos até o fim do contrato. A estreia na Série A será diante do Atlético-MG, no sábado (14), às 18h30, no Independência.
Guto Ferreira tem o objetivo de engrenar na Chapecoense
Contratado em setembro do ano passado, Guto Ferreira teve seu contrato renovado e seguirá no comando da Chapecoense em 2016. O primeiro objetivo já foi alcançado: a conquista do Campeonato Catarinense. Agora, a meta é uma boa campanha na Série A do Brasileiro, de onde a Chapecoense não saiu desde seu acesso, em 2014. A estreia do time catarinense no Brasileiro deste ano será contra o Internacional, no domingo (15), às 18h30, no Beira-Rio.
América-MG de Givanildo Oliveira
Único treinador que conquistou títulos nacionais com o América-MG (Série B em 1997, e Série C em 2009), Givanildo Oliveira está em sua quarta passagem pelo Coelho. O técnico teve seu contrato renovado por mais um ano após o acesso na última temporada, onde o Mecão ficou na quarta posição da Série B. No último fim de semana, Givanildo conquistou seu primeiro título estadual com o time, sobre o rival Atlético-MG. O América não vencia o Campeonato Mineiro há 15 anos. A estreia do time na Série A de 2016 será no domingo (15), às 16h, contra o Fluminense, no Independência.
Ricardo Gomes prestigiado no Botafogo
Em julho do ano passado, Ricardo Gomes chegou ao Botafogo após quatro anos afastado do futebol, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Desde então, o treinador vem agradando no comando do time alvinegro. À vontade com a diretoria e o elenco, Ricardo levou a equipe ao título da Série B de 2015 e à final do Campeonato Carioca deste ano. Mesmo sem levantar a taça do estadual, o treinador segue prestigiado. Nesta semana, logo após receber proposta do Cruzeiro, teve sua permanência garantida pela diretoria alvinegra. Seu contrato foi renovado até 2017. De volta à elite do futebol brasileiro, o Botafogo estreia na Série A no próximo domingo (15), às 11h, contra o São Paulo, em Volta Redonda (RJ).
Vagner Mancini quer mais no Vitória
Em sua terceira passagem pelo Vitória, Vagner Mancini teve seu auge no comando do time no ano passado, quando conseguiu o acesso à primeira divisão do Brasileiro, com uma rodada de antecedência. Logo após a confirmação do acesso, o treinador teve seu contrato renovado até o fim de 2016. E, neste ano, conquistou o Campeonato Baiano com o Leão. Na Série A, o Vitória estreia diante do Santa Cruz, no domingo (15), às 11h, no Arruda.















