Em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil 2013, o Campinense venceu o Sampaio Corrêa por um a zero no tempo regulamentar e sete a seis nos pênaltis no Estádio Castelão, em São Luís, Maranhão.
A primeira etapa começa com as duas equipes indo pra frente e procurando o gol. O Sampaio empurrado por sua torcida e o Campinense em busca do resultado para a classificação rumo à segunda fase do certame nacional.
Logo aos cinco minutos de jogo Ricardo Maranhão tabelou com Zé Paulo, que chutou forte, mas o goleiro Rodrigo Ramos defendeu. A resposta da Bolívia não tardou e, aos sete minutos, Júnior Chicão aproveitou a bobeada no recuo de bola do Campinense e tentou levar perigo a meta de Pantera, mas a zaga Cartola rechaçou o ataque.
O Sampaio Corrêa continua atacando, centralizando as jogadas nos pés do atacante Pimentinha e o Campinense seguiu na pressão em jogadas de ataque com Wellington e Panda chutando de fora da área, mas ao final da primeira etapa o placar continuou sem alterações.
Segundo tempo
No intervalo, Oliveira Canindé promove as duas primeiras mudanças no time do Campinense, tirando Edvânio e Tiago Granja e colocando Moacri e Willian, que já entraram em campo com o uniforme reserva, acompanhados dos demais atletas da Raposa.
Logo no início da segunda etapa, Jeferson Maranhense foi derrubado na entrada da área e o árbitro marcou faltou a favor da Raposa. Na cobrança, Panda chutou forte no ângulo, mas o goleiro Rodrigo Ramos se esticou todo e realizou a defesa.
O Sampaio Corrêa respondeu levando perigo a meta Rubro-Negra com Pimentinha e Edgar, que havia entrado no lugar de Júnior Chicão.
Aos trinta e oito minutos, Pimentinha é derrubado dentro da área e a arbitragem marca pênalti. Arlindo Maracanã cobrou e Pantera espalmou para fora.
Logo em seguida, Ricardo Maranhão, sempre ele, aproveitou o rebote após chute no travessão e estufou a rede da meta tricolor devolvendo o placar da última quarta-feira no Amigão.
Decisão nos pênaltis
Com esse resultado, o Campinense levou a decisão da vaga para a disputa de pênaltis. Para o Sampaio Corrêa André Beleza, Arlindo Maracanã, Eloir, Deca e Pimentinha foram os escolhidos, já para o Campinense Glaybson, Panda, Selmir, Ricardo Maranhão e Willian ficaram encarregados de cobrar as penalidades.
Primeira cobrança a favor do tricolor maranhense e André Beleza chutou por cima da meta de Pantera. Para o Campinense, Glaybson chuta forte e marca o primeiro da Raposa.
Na segunda cobrança, Arlindo Maracanã marcou para o Sampaio Corrêa, mas Panda marca para o Rubro-Negro e deixa a Raposa na frente.
Terceira cobrança e Eloir empata para a representação do Sampaio Corrêa. Pelo Campinense, Selmir marca e deixa a Raposa na frente.
Quarta cobrança e Deca desperdiça para o tricolor maranhense. Para a Raposa, Ricardo Maranhão também não consegue concluir em gol e a decisão fica para a ultima série.
Pimentinha cobra e faz para o Sampaio Corrêa deixando tudo igual no Castelão. Cobrança final para o Campinense e Willian parte para a bola e não consegue converter.
Nas cobranças alternadas, Dênilson marca o primeiro a favor do Sampaio Corrêa. Para a Raposa, Jeferson Maranhense cobra forte e a bola chega a furar a rede do Castelão.
Sétima cobrança e Edgar converte a favor do Sampaio Corrêa e Roberto Dias deixa tudo igual no marcador.
Paulo Sérgio cobra o oitava pênalti e converte para o Tricolor de São Pantaleão. A favor do Campinense, Moacri empata.
Jonas parte para a nona cobrança e Pantera espalma. Pênalti decisivo para o Campinense e Dedé foi o escolhido para converter e classificar o Campinense pela primeira vez para a segunda fase da Copa do Brasil 2013.
Ficha Técnica
Estádio Castelão – São Luís/MA
Primeira fase da Copa do Brasil 2013 – Sampaio Corrêa 0 (6) x 1 (7) Campinense
Arbitragem: Gleysto Gonçalves da Silva (CBF-2 – Ceará)
Auxiliares: Thiago Gomes Brigido (ASP-FIFA – Ceará) e Anderson Silveira Ribeiro (CBF-2 – Ceará)
Campinense: Pantera, Tiago Granja (Willian), Roberto Dias, Edvânio (Moacri), Panda, Wellington, Dedé, Glaybson, Zé Paulo (Selmir), Ricardo Maranhão e Jeferson Maranhense.
Técnico: Oliveira Canindé
Sampaio Corrêa: Rodrigo Ramos, Dênilson, Mimica, Paulo Sérgio, Deca, Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Eloir, André Beleza, Júnior Chicão (Edgar) e Pimentinha.
Técnico: Everton Goiano
Cartões amarelos: Tiago Granja, Moacri, Selmir e Wellington para o Campinense; Paulo Sérgio e Pimentinha para o Sampaio Corrêa.
Gols: Ricardo Maranhão para o Campinense;
Pênaltis: Glaybson, Panda, Selmir, Jeferson Maranhense, Roberto Dias, Moacri e Dedé para o Campinense; Arlindo Maracanã, Eloir, Pimentinha, Dênilson, Edgar e Paulo Sérgio para o Sampaio Corrêa.
site do Campinense
