Regulamento do Campeonato Paraibano de 2013 reserva algumas particularidades - SóEsporte
Futebol

Regulamento do Campeonato Paraibano de 2013 reserva algumas particularidades

O regulamento do Campeonato Paraibano de 2013 reserva algumas particularidades a começar pelo primeiro turno que comanda o rebaixamento dos dois piores no índice técnico. Na fase final, caso sejam Botafogo e Treze que decidam o título, a vantagem será do time com melhor pontuação somando os dois turnos.

Veja o que diz o regulamento de acordo com a Federação Paraibana de Futebol:

CAPÍTULO IV

Do Sistema de Disputa

O artigo 9º afirma que “o Campeonato será disputado em dois turnos e uma fase final com cruzamento olímpico”. O inciso 1o determina que, “o Campinense Clube e Sousa Esporte Clube não participarão do primeiro turno por estarem disputando a Copa do Nordeste 2013″.

No inciso 2°, o regulamento que, “o  primeiro turno será composto por oito clubes, que jogarão entre si, em partidas de ida e volta, classificando-se os dois melhores clubes, conforme critérios técnicos do Regulamento, os quais terão a primeira e segunda vagas da fase final do Campeonato”.

O inciso 3° afirma que  “serão rebaixados os dois clubes de pior índice técnico do primeiro turno. § 4° – O segundo turno será composto pelos seis melhores clubes do primeiro turno mais”.

O Campinense Clube e Sousa Esporte Clube, os quais jogarão entre si, em partidas de ida e volta, classificando-se os dois melhores clubes para a fase final do Campeonato, conforme critérios técnicos do Regulamento.

O inciso 5°  diz que, “os clubes já classificados para a fase final do Campeonato serão desconsiderados a fim de que sejam preenchidas, no segundo turno, a terceira e quarta vagas da fase final do Campeonato, conforme os critérios técnicos do Regulamento”.

O inciso  6º  garante que “a fase final será disputada através de cruzamento olímpico, onde o detentor da primeira vaga enfrentará o detentor da quarta vaga; e o detentor da segunda vaga enfrentará o detentor da terceira vaga, todos em jogos de ida e volta. (vide §2° c/c §5°)”

O inciso  7o relata que, ” na fase final, os clubes de melhor índice técnico do primeiro turno terão o direito de mando de campo da segunda partida e de jogar pelo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols. Caso os finalistas sejam os clubes da terceira e quarta vagas, prevalecerão os mesmos direitos ao clube de melhor índice técnico do segundo turno”.

O inciso  8º  recomenda que, “após o cruzamento olímpico, se os clubes finalistas do Campeonato forem os dois melhores do primeiro turno, terá o direito de mando de campo da segunda partida e de jogar pelo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, o clube de melhor índice técnico, observando-se a classificação destes nos dois turnos, conforme critérios técnicos do Regulamento”.

O artigo 10 afirma que “Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final do primeiro e segundo turnos, o desempate, para efeito de classificação, dar-se-á conforme abaixo:

“1º – maior número de vitórias; 2º – maior saldo de gols; 3º – maior número de gols assinalados; 4º – maior número de gols assinalados no campo do adversário; 5º – confronto direto; 6º – menor número de cartões vermelhos; 7º – menor número de cartões amarelos; 8º – partida extra e, permanecendo o empate, cobrança de penalidades”.

O Parágrafo único afirma que  “para efeito do quinto critério (confronto direto entre dois clubes) consideram-se os resultados dos jogos de ida e volta somados, ou seja, o resultado do ‘jogo de 180 minutos’. Permanecendo o empate, seguem-se os critérios 6º, 7º e 8º.

4 Comentários

4 Comentários

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.