Retrospectiva 2011 - SóEsporte
Especiais

Retrospectiva 2011

Retrospectiva 2011

Treze

Com final tumultuado, o Campeonato Paraibano de 2011 terminou nas ‘barras’ da Justiça Desportiva. O Treze superou seus adversários na fase classificatória, colocando 13 pontos na frente do quarto colocado, o Botafogo.

Como ganhador da primeira fase, o Galo entrou com vantagem na segunda fase e se credenciou para ficar com o título depois de uma derrota por 4 a 0 para o Botafogo e um vitória com o mesmo placar sobre o time botafoguense.

Nas partidas decisivas contra o Campinense, que superou o CSP, o Treze conseguiu dois empates de 1 a 1, para comemorar o título, garantido vaga nas disputas da Copa do Brasil de 2012.

Botafogo

Botafogo se destaca na Copa do Brasil, passando pela primeira vez para a segunda fase. Além disso, o time botafoguense venceu o Vitória da Bahia por 3 a 1, no estádio Almeidão, em João Pessoa, concretizando sua primeira vitória na competição. Na partida de volta, foi registrado o empate sem gols, com o representante paraibano garantindo a classificação. Na segunda fase, o Botafogo enfrentou o Caixas, do Rio Grande do Sul, perdendo o jogo de ida, no Almeidão, por 1 a 0 e voltando a perder na terra gaúcha por 3 a 1.

CSP

O destaque na competição estadual foi o CSP. O time azul e branco ficou várias rodadas na liderança do Campeonato Paraibano, se revezando com o Treze. Comandado por Ramiro Sousa, o CSP perdeu a chance de chegar à grande final, ao ser derrotado pelo Campinense, no estádio Almeidão. Mesmo assim, com a confirmação da conquista do título pelo Treze, o CSP ficou com o vice-campeonato, por ter somado mais pontos que Botafogo e Campinense.

Auto Esporte

Ganhador da Copa Paraíba Sub-21, o Auto Esporte, depois de 19 anos, conseguiu voltar a representar a Paraíba na Copa do Brasil de 2012. A última vez que o time automobilista disputou uma competição nacional foi em 1993. Na decisão da ‘Coipinha’, o time alvirrubro perdeu a partida de ida para o Treze por 1 a 0, no estádio Amigão, em Campina Grande, mas, no jogo da volta, a equipe que tinha Ramiro Sousa  como treinador, venceu por 3 a 1 sobre o Treze, no estádio Graça, em João Pessoa.

Paraíba

Campeão da Segunda Divisão de 2011, o Paraíba de Cajazeiras garantiu presença nas disputas do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2012.O time cajazeirense chega pela primeira vez na elite do futebol paraibano. Em dez jogos, perdeu apenas uma vez. O Flamengo Paraibano, com a segunda colocação na Segundona, também se garantiu na Primeira Divisão. Os dois times entram nos lugares de Desportiva Guarabira e Miramar de Cabedelo, que foram rebaixados.

Malu Martins

A ala de basquetebol Malu Martins, 14 anos, foi o grande destaque do esporte amador da Paraíba em 2011. Ela recebeu duas importantes notícias, encerrando a temporada como melhor atleta das Olimpíadas Brasileiras, categoria de 12 a 14 anos, e pré-convocada para seleção brasileira sub-15 do próximo ano.

Este ano, Malu chegou a participar dos treinamentos da seleção brasileira sub-15. Para a alegria dos desportistas paraibanos, ela foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a melhor atleta das Olimpíadas Escolares Brasileiras, disputadas em João Pessoa. Estudante do Colégio Motiva de João Pessoa, Malu Martins encerrou o ano recebendo do COB o prêmio Brasil Olímpico 2011, no Rio de Janeiro (RJ).

Servicar

A equipe da Servicar recolocou o futsal feminino da Paraíba na elite nacional ao se classificar para  a Primeira Divisão da Taça Brasil de de Clubes. Mesclado com jogadoras mais experientes e outras mais jovens, o time mostrou seu potencial ao ficar na terceira colocação na classificação geral, além de revelar atletas que estão nos planos da seleção brasileira. A pivô Fabiana, artilheira da Servicar na Taça Brasil, com quatro gols, despertou interesse do treinador da seleção brasileira, Vander Iacovino, que assistiu todos os jogos da Taça Brasil, com o objetivo de observar as revelações no futsal feminino do país.

Goalball

Os números comprovam e mostram que o goalball paraibano é o melhor do Brasil. Nos últimos 13 anos, o time da Associação Paraibana de Cegos (APACE) conquistou cinco medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze no Campeonato Brasileiro da Série A. Além disso, os atletas paraibanos José Roberto e Romário Diego fizeram parte da seleção brasileira, campeã dos Jogos Parapamericanos de Guadalajara, disputados nos México.

Futebol de 5

A decisão do futebol de 5 para cegos nos Jogos Parapanamericanos aconteceu entre Brasil e Argentina, com vitória da seleção brasileira. Foi um jogo duro, pegado, com grandes jogadas de ataque e, claro, emocionante. Mais ofensivos durante praticamente todo o confronto, os brasileiros só conseguiram furar a sólida defesa argentina no final do segundo tempo da prorrogação. O Brasil venceu por 1 a 0 e contou com três paraibanos em quadra: Damião Robson, Marcos Felipe e Fábio Luis.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.