RIOgaleão realiza primeiro simulado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 - SóEsporte
Especiais

RIOgaleão realiza primeiro simulado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016

Aeroporto Internacional Tom Jobim realizou, nesta quinta-feira (11/06), o primeiro simulado de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Com o objetivo de preparar o aeroporto para os dias de competição, o primeiro teste teve como foco a avaliação da acessibilidade e reuniu cerca de 40 voluntários com deficiência física, visual e motora de diferentes níveis. Estiveram presentes representantes de entidades como Rio 2016, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Autoridade Pública Olímpica (APO), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Casa Civil, Infraero, GRUairport, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Polícia Federal, Anvisa e Receita Federal.

O evento possibilitou medir o tempo de embarque e desembarque dos passageiros desde o meio-fio até entrada e saída da aeronave, que foram realizados de formas diferentes para avaliar caso a caso. Além dos observadores, a opinião dos voluntários também foi ouvida, a fim de tornar possível a avaliação e melhora de todas as frentes envolvidas.

“Para nós do RIOgaleão, os simulados nos ajudarão a perceber o que pode ser melhorado para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Os procedimentos utilizados são os mesmos do dia a dia, mas durante o teste foi possível perceber os pontos que se destacam quando há um volume maior de pessoas com deficiências físicas e motoras. Sabemos que é um grande desafio e estamos nos preparando cada vez mais para realizá-lo da melhor maneira possível”, contou Alexandre Monteiro, diretor de Finanças e Planejamento do RIOgaleão.

Para o gerente de operações da ANAC, Marcelo Lima, o simulado teve um ótimo resultado, já que demonstrou a sinergia existente entre companhias aéreas e aeroporto. “A união que percebemos entre o RIOgaleão e as companhias aéreas, que trabalham por um bem comum que é bem-estar dos passageiros deficientes físicos, é uma grande vitória. Sabemos que existem pontos a melhorar, mas os simulados são exatamente testes para que no dia tudo saia perfeito”, contou Marcelo.

O representante do Comitê Técnico da SAC, Marcus Pires, também citou a integração entre órgãos públicos e equipes do aeroporto como o ponto forte do simulado: “A integração entre os envolvidos para estarmos afinados até os Jogos Olímpicos e Paralímpicos representam o ponto positivo do trabalho que estamos fazendo. Este foi apenas o primeiro teste de muitos que virão. Por meio deles, podemos entender os procedimentos e, em alguns casos, traçar planos de melhorias até a data de início das competições”, explicou.

O investimento total nos projetos de acessibilidade do RIOgaleão é de R$ 3,5 milhões. Logo ao assumir a administração do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em agosto de 2014, o RIOgaleão realizou um diagnóstico detalhado para identificar e melhorar o acesso de pessoas com deficiência em toda estrutura aeroportuária. O diagnóstico foi finalizado e as obras de adequação têm previsão de conclusão em agosto deste ano. No projeto estão contempladas diversas ações de melhorias, que incluem: pisos táteis de alerta, nas rampas e nos elevadores, além de avisos com informações de direção para encaminhar pessoas com deficiência visual a pontos de informação que estarão estrategicamente distribuídos pelo aeroporto. Também serão instalados pontos de informação com projeção de áudio-mapas táteis pelos quais todos os passageiros poderão obter os principais dados sobre as instalações e operação de cada um dos pavimentos do aeroporto. Toda a sinalização visual está sendo revisada para que sejam inseridas placas em braile, textos em relevo e pictogramas. Todos os sanitários acessíveis serão revisados para correção de altura de barras, vaso sanitário, comandos e sinalização. Atualmente, o aeroporto dispõe de um novo ambulift para auxiliar no transporte de passageiros com limitações motoras em embarques remotos, que foi adquirido com investimento de R$ 500 mil. A concessionária também disponibiliza, de forma inteiramente gratuita, cadeiras de rodas para os passageiros, disponíveis nos balcões de informação do aeroporto. Toda a equipe de atendimento do RIOgaleão passou por treinamento para receber pessoas com deficiências, que contemplou aulas de libras e a experiência de viver por um dia com limitações motoras para entender as principais dificuldades de uma pessoa em cadeira de rodas.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.