João Phylippe nasceu em Ji-Paraná, em Rondônia, e tinha como sonho seguir os passos do pai (João Bernardi) e ser jogador de futebol profissional. Ronald dos Reis nasceu em Brasília e cresceu junto com primos, que eram bons de bola nos rachas de basquete. Mas, assim como João, queria mesmo era se tornar um atacante de sucesso dos gramados brasileiros. Os dois jovens, no entanto, foram contagiados pelo basquete. Hoje, convocados para a Seleção Brasileira de Novos, comandada pelo técnico Rubén Magnano, João e Ronald sabem que tomaram a decisão certa e já sonham com a Seleção Principal.
João Phylippe, ala-armador do Macaé Basquete (RJ) de 22 anos e 1,98m, conta que o basquete entrou por um acaso na sua vida: “Em 2001, a professora Simone Treci, me convidou para jogar pela escola Gonçalves Dias, em Ji-Paraná (RO). Gostei de cara do primeiro contato com a bola. Em quatro anos de basquete fui convidado para jogar no Grêmio Náutico União, de Porto Alegre (RS), e em seguida convocado para a Seleção Brasileira Sub-16. Fomos campeões do Sul-Americano em 2006 e, no ano seguinte, ficamos em quarto no Sul-Americano Sub-17”, lembrou.
Fã de Michael Jordan, ex-astro do Chicago Bulls, João Phylippe não esconde sua motivação por estar na Seleção de Novos. “Treinar em uma seleção com uma comissão técnica que tem Ruben Magnano, José Neto e o Gustavinho (Gustavo De Conti) é muito importante para o atleta. Estou feliz e orgulhoso. Só de estar aqui é uma conquista muito grande, mas quero mais. Estou motivado para continuar e conquistar novos desafios. Existe um ambiente muito legal entre os jogadores e todos são amigos”, concluiu o rondoniense. Do grupo, João conhecia apenas o ala-pivô André Silva (Bauru), com quem jogou nas Seleções Brasileiras Sub-16 e Sub-17.
Já o pivô Ronald dos Reis, de 2,07m e 21 anos, defende o Uniceub/Brasília, tricampeão do NBB e uma das principais equipes do país, ao lado de jogadores consagrados como o escolta Alex Garcia, o armador Nezinho, o ala-pivô Guilherme Giovannoni e o ala Arthur Belchior.
“Meus primos sempre me convidavam para jogar basquete porque sou alto, mas não dava muita importância. Um dia não tinha futebol e fui com eles jogar um racha. Gostei e fui treinar também em um centro esportivo da Prefeitura. Foi quando o Ricardo Oliveira, da escolinha Lance Livre, me convidou para treinar. Fui logo federado e depois convocado para a Seleção Brasileira Sub-19, que disputou o Torneio Challenger, em Portland (EUA), em 2008. Foi uma sensação muito boa. Estou sempre treinando com muita vontade para conseguir alcançar meus objetivos”, contou o pivô.
Ronald tem uma relação de profunda amizade com a mãe, dona Marinete. Aos dois anos de idade perdeu o pai e a mãe acabou criando sozinha ele e o irmão, Robert. “Ela é minha heroína. Faço tudo por ela. Hoje, eu trabalho duro para que ela descanse por tudo que fez por mim e meu irmão”, disse. Em Michel Jordan, seu ídolo no basquete, Ronald busca inspiração. “Mas não tenho essa coisa de ficar imitando o que ele faz. Sempre quis ter o meu próprio estilo”.
Na Seleção Brasileira Sub-19, Ronald conheceu Cauê Borges, Jefferson Campos, Rafael Maia e André Silva, companheiros que estão na Seleção de Novos. “Só tem gente boa nesse grupo e é uma alegria reencontrar amigos de outras seleções. Estou muito feliz e vou treinar forte para ficar entre os 12 que irão defender o Brasil no Torneio Internacional e na Universíade da Rússia”, concluiu.
De acordo com a programação da comissão técnica, não haverá treino nesta quinta-feira de manhã (dia 13). O treino da tarde será de 17h30 às 19h30.
Seleção Brasileira de Novos Masculina
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURALIDADE
Jefferson Campos – Armador – 22 anos – 1,86m – Mogi das Cruzes/Helbor (SP) – SP
George Frederico Chaia – Armador – 22 anos – 1,88m – Flamengo (RJ) – RJ
Élio Corazza Neto – Armador – 23 anos – 1,90m – Paulistano (SP) – SP
Cauê Borges dos Santos – Ala/armador – 21 anos – 1,85m – Vivo/Franca (SP) – SP
João Phylippe Belmiro Bernardi – Ala – 22 anos – 1,98m – Clube Macaé Basquete (RJ) – RJ
Guilherme Pereira Deodato – Ala – 21 anos – 1,90m – Paschoalotto/Bauru (SP) – SP
Jimmy Dreher de Oliveira – Ala – 23 anos – 1,90m – Sky/Basquete Cearense (CE) – CE
Matheus Dalla Barba – Ala – 22 anos – 1,97m – Winner/Limeira (SP) – SP
Leonardo Simões Meindl – Ala – 20 anos – 2,00m – Vivo/Franca (SP) – SP
Isaac Rafael Gonçalves – Ala/pivô – 22 anos – 1,92m – Uniceub/Brasília (DF) – DF
André de Sousa Silva – Ala/pivô – 22 anos – 1,98m – Paschoalotto/Bauru (SP) – SP
Erick Rodrigues Camilo – Pivô – 21 anos – 2,01m – Sky/Basquete Cearense (CE) – RJ
Rafael Donatti Alves Maia – Pivô – 21 anos – 2,05m – Brown University (EUA) – SP
Lucas Fernandes Mariano – Pivô – 19 anos – 2,05m – Vivo/Franca (SP) – SP
Ronald Rudson dos Reis – Pivô – 21 anos – 2,07m – Uniceub/Brasília (DF) – DF
Cristiano Silva Felicio – Pivô – 20 anos – 2,10m – Youth Basketball Academy (EUA) – MG
Comissão Técnica
Diretor: Vanderlei Mazzuchini Jr
Administrador: Victor Mansure e Leonardo Ribeiro
Técnico: Ruben Magnano
Assistente Técnico: José Alves Neto e Gustavo De Conti
Preparador Físico: Diego Jeleilate, Diego Falcão e João Henrique Gomes
Médico: Alexandre Bezerra Vergete
Fisioterapeuta: Adriano Tambosi e Daniel Kan
Roupeiro: Edson Donizete da Silva
Nutricionista: Gislaine Bueno
Fisiologista: Rodrigo Chaves
Programação
Treinamento
Local: Esporte Clube Sírio
Endereço: Av. Indianópolis, 1.192 – Planalto Paulista – São Paulo
Período: 11 a 30 de junho (10h/12h e 17h30/19h30)
Torneio Internacional da França
Período: 2 a 4 de julho
Universíade da Rússia
Período: 7 a 17 de julho
A SELEÇÃO BRASILEIRA DE NOVOS MASCULINA TEM O APOIO DO GOVERNO FEDERAL POR MEIO DO CONVÊNIO COM O MINISTÉRIO DO ESPORTE.
