Natural da cidade de Natal-RN, Ruthyanna Camila Medeiros da Silva, 26 anos, reside no Sertão da Paraíba há 18 anos. Considerada paraibana pelo destino e agora como representante da arbitragem de futebol. Além disso, ela é médica veterinária e professora de educação física.
“Vi para o Estado da Paraíba com oito anos de idade, morar na cidade de Várzea e a partir dos 15 anos me transferir para morar em Patos para estudar e trabalhar, com isso, ajudar aos meus pais”, Ruthyanna Camila.
Como prêmio pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira, 8 de março, Ruthyanna Camila comandou o jogo entre Atlético de Cajazeiras e São Paulo Crystal, que terminou 1 a 1, pelo Campeonato Paraibano da Primeira Divisão.
A arbitragem entrou na vida dela quando ela pretendia jogar uma partida de futebol e faltou árbitro. Ruthyanna Camila comandou o jogo e gostou. “Eu sempre joguei bola, fui assistir a uma competição amadora de categoria de base na minha cidade e faltou um árbitro e eu substituir, deste em diante não deixei mais”.
Em 2015 Ruthyanna Camila fez o curso e entrou no quadro da Federação Paraibana de Futebol. Em 2016 ela passou a fazer parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol.
“Minha visão é que estou abrindo portas e deixando elas abertas para que outras mulheres possam vir a me substituir, pois ninguém é eterno. Minha perspectiva é, primeiramente, ganhar espaço e ser respeitada no meu Estado e em seguida a nível nacional. Tudo é um processo. E estamos caminhando nele”.
A mensagem de Ruthyanna Camila, no Dia Internacional da Mulher “para cada mulher é que seja sua própria motivação a cada dia, mostre que pode ser 1% melhor todos os dias , que pode superar-se e conquistar seus objetivos”.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)