Até quando os dirigentes dos clubes paraibanos de futebol vão assistir a ‘revoada’ de atletas revelados aqui, para clubes de outros Estados e até do exterior? Não se sabe a resposta, pois até agora, um levantamento aponta que nos últimos anos cerca de 30 jogadores nascidos na Paraíba tiveram de deixar suas casas, famílias, amigos e estudos para aventurarem uma carreira profissional no futebol.
O questionamento é: Qual é a dificuldade de fazer time com estes atletas caseiros? As opiniões são divergentes, de acordo com atuais dirigentes, ex-diretores de clubes, treinadores, preparadores físicos, os considerados ‘olheiros’.
Este velho assunto volta a tona na semana que o Botafogo anunciou lateral Felipe Cordeiro, como novo reforço. O jogador nasceu no interior da Paraíba e nunca jogou em clubes do seu Estado. Ele se encaixa numa lista que tem atletas de renome até internacional como Hulk, Fábio Bilica.
Outros garotos continuam saindo, deixando a terra natal, em busca dos sonhos no mundo da bola. Recentemente, o atacante Alex Pereira, artilheiro do Campeonato Paraibano Sub 17, com oito gols, deixou o Mixto de João Pessoa e transferiu para o Náutico.
Outro exemplo é o garoto Pedro Lucas, de nove anos, aprovado para fazer uma avaliação no Vasco da Gama, em janeiro do próximo ano, em São Januário, no Rio de Janeiro. O craque foi escolhido durante peneirão realizado pelo Vasco da Gama, na cidade de Lagoa Seca.
Goleiros
Azul (jogou no Vasco da Gama-RJ), João Carlos, (se destacou no Santa Cruz-PE) e Santos (atual goleio reserva do Atlético-PR)
Laterais

O paraibano Douglas Santos do Atlético Mineiro se apresenta já na terça-feira.
Vitor Verraz (atual no Santos-SP), Felipe Cordeiro (estava no Confiança-SE, agora é do Botafogo-PB), Marcio Azevedo (jogou no Botafogo-RJ, e no futebol exterior), Douglas Santos (defendeu Atlético-MG e joga fora do Brasil)
Zagueiros
Fábio Bilica (jogou por Grêmio, Seleção Brasileira e no futebol da Europa), Leo Oliveira (esteve no América-MG), Oberdan (jogou em Portugal), Bilu (atuou no futebol paulista), Pedro Diniz (foi zagueiro do Vasco da Gama-RJ), Rafael Tierre (joga no Grêmio-RS)
Volantes
Almir (com passagem por Botafogo-RJ, Flamengo-RJ e futebol coreano), Isaias (defendeu a Ponte Preta-SP), Mazinho (jogou o Vasco da Gama, Palmeiras, Seleção Brasileira e futebol d Europa)
Meias
Fabiano Gadelha (esteve no futebol paulista e português), Gil Bala (jogou 16 anos no futebol europeu), Otávio (esteve no Internacional e futebol de Portugal), Hulk (jogou Vitória-BA, Portugal, Japão e atua na China) Renato Cajá (joga na Ponte Preta)
Atacantes
Thaciano (artilheiro do América-MG e pertence a Santos-SP), Ailton (defende Santa Cruz-PE e atuou no futebol alemão), Robson (destaque no futebol de Pernambuco e Paysandu (PA), Sandro Goiano (atuou vários anos no futebol de Goiás), Paulo Henrique (se destacou no Atlético-MG e joga na Europa), Zinho (defendeu ABC-RN e Portuguesa-SP).
















