
Um duelo histórico fechou a noite de Copa do Brasil nesta quinta-feira (21). Santos (AP) e Santos (SP) se enfrentaram pela primeira vez na história. Fundado em 1973, a equipe do Amapá tem não só o nome, mas também cores, escudo e até o apelido de Peixe em homenagem ao time da Vila Belmiro. Na partida disputada no estádio Zerão, no Macapá, houve igualdade também no placar: 1 a 1.
Mesmo fora de casa, o Santos do litoral paulista teve a primeira grande chance de gol. Aos 13 minutos, Rafael Longuine arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Zé Maria a fazer boa defesa. Cinco minutos depois, após cobrança de escanteio, Lucas Veríssimo cabeceou para fora, passando muito perto da trave. O Santos do Amapá não conseguia penetrar na área do adversário até que, na primeira chance que teve, balançou a rede. Aos 44, Rafinha recebeu a bola na esquerda e bateu com força. A bola tocou no goleiro Vladimir e foi entrando lentamente. Caju ainda tentou salvar, mas não evitou o gol.
No intervalo da partida começou a chover e foi aumentando até que, aos dez minutos da etapa final, o árbitro entendeu que não havia condições de jogo e paralisou o confronto por meia hora. A tempestade passou, e a bola voltou a rolar. Os paulistas voltaram melhores e criaram duas boas oportunidades com Rodrigo Mendes, aos 17, e Léo Cittadini, aos 19. Quatro minutos depois, o time da Vila Belmiro chegou ao empate. O atacante Joel aproveitou cruzamento de Paulinho e cabeceou com força. O goleiro Zé Maria ainda tocou na bola, mas não conseguiu impedir que entrasse. Embalado pelo gol, o Peixe do litoral paulista partiu para cima em busca da virada, mas o time da casa se segurou bem, e o duelo terminou mesmo no 1 a 1.
A partida da volta será disputada na próxima quinta-feira (28), às 21h30, na Vila Belmiro. Quem avançar vai enfrentar o vencedor do confronto entre Rio Branco (AC) e Galvez (AC) na segunda fase da Copa do Brasil.
Paraná passa para a segunda fase
A Copa do Brasil vem agitando a semana desde a última terça-feira (19). A noite desta quinta (21) não foi diferente. Dois jogos iniciados às 19h30 abriram a rodada. Com vitória por 2 a 0, o Paraná eliminou o Estanciano (SE) e ficou com a vaga na segunda fase da competição. Na partida de ida, no Francão, as equipes empataram em 1 a 1. Já o Operário (MT) derrotou o Avaí por 1 a 0 no primeiro encontro entre os clubes e joga por um empate no confronto de volta, na Ressacada.
Ao Paraná, bastava apenas manter o placar em 0 a 0 para ficar com a classificação. Jogando em casa, na Vila Capanema, em Curitiba (PR), a equipe queria mais e mandou uma bola na trave logo aos três minutos, com Válber. Doze minutos depois, o camisa 10 teve nova oportunidade e não desperdiçou, abrindo o placar com belo gol. Aos 24, os donos da casa tiveram a primeira chance de deixar as coisas mais tranquilas, mas Lúcio Flávio perdeu pênalti, defendido por Jefersson. Já na etapa final, aos 28, nova penalidade. Lúcio Flávio foi para a bola e acertou o travessão. Aos 42, o árbitro marcou o terceiro pênalti. Desta vez, Jean cobrou, o goleiro Jefersson defendeu novamente, mas o próprio Jean conseguiu marcar no rebote e decretar a vaga na próxima fase e o placar em 2 a 0. O adversário na próxima fase será a Chapecoense.
Na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), o Avaí entrou em campo pensando em vencer por dois ou mais gols para eliminar a partida da volta. No entanto, a estratégia acabou dando errado, e o Operário venceu por 1 a 0. Com muita força nos contra-ataques, a equipe da casa criou boas oportunidades no primeiro tempo. Os catarinenses perderam boa chance de abrir o placar aos 29 minutos, quando Rômulo acertou a trave. Treze minutos depois, o time de Várzea Grande conseguiu marcar. Tito recebeu na frente, serviu Thiago Rômulo, que bateu com muita força para o fundo da rede. No segundo tempo, o jogo não mudou muito, com os visitantes na ofensiva. Sem conseguir passar pelo bloqueio, no entanto, o Leão viu o Operário conquistar a primeira vitória de sua história na Copa do Brasil e a vantagem do empate para o jogo da volta. O próximo confronto será na próxima quinta-feira (28), na Ressacada, em Florianópolis (SC), às 19h15.
